segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Apresentações 2022 (5): O Alpha Tauri AT03


Depois da pausa do fim de semana, as apresentações da Formula 1 continuam em bom ritmo com a Alpha Tauri, que mostrou hoje o AT03 para o mundo. Com entradas de ar semelhantes aos da Aston Martin AMR22, e uma solução agressiva no design dos sidepods, espera-se que o carro seja um que se distinga em relação ao resto do pelotão. 

Quanto aos pilotos, tudo na mesma: o francês Pierre Gasly e o japonês Yuki Tsunoda fazem dupla pelo segunda temporada seguida, esperando que o carro continue a ser competitivo, agora que já não tem mais a Honda... pelo menos oficialmente. 


Para Franz Tost, chefe de equipa da AlphaTauri, o AT03 poderá ser mostra de que mesmo com as novas regras, o carro pode continuar a ser tão bom como foi na temporada passada. “Estou muito entusiasmado por finalmente revelar como vai ser o nosso carro de 2022. É uma nova era para a Fórmula 1 e esperamos que este pacote seja muito forte depois do bom desempenho do ano passado. Mais uma vez, trabalhámos em estreita colaboração para apresentar este novo carro e creio que conseguimos fazer algo muito especial”, disse Tost na declaração oficial da equipa.

Embora tudo seja bastante restrito pelos regulamentos, é possível que uma equipa tenha encontrado uma solução muito especial e tenha, portanto, uma vantagem de desempenho. Não é fácil estimar onde as equipas estarão porque tudo é novo, desde o lado mecânico ao aerodinâmico, mas eu pessoalmente espero que os carros estejam mais próximos uns dos outros. Realisticamente, só teremos uma ideia do desempenho da Scuderia AlphaTauri após os primeiros testes, e teremos de esperar até depois das duas ou três primeiras corridas para ter uma imagem melhor”.


Quanto aos seus pilotos, o francês Pierre Gasly, que conseguiu um pódio em 2021, espera que, apesar do seu novo carro tenha potencial para grandes feitos, tem consciência de que está a partir do zero.

Penso que teremos de enfrentar o ano com uma mente aberta, estando prontos para qualquer eventualidade. É um novo começo para todas as equipas, começando praticamente do zero. Será um grande desafio para as equipas trabalharem na forma de construir o melhor carro possível para cumprir os novos regulamentos. Espero que funcione bem para nós. Não tenho dúvidas sobre as capacidades da nossa equipa e eles estão bastante satisfeitos com o trabalho que realizaram. Como toda a gente, têm estado a trabalhar neste carro há muitos meses, mas é difícil ter uma ideia do que podemos esperar até que o carro saia para a pista em Barcelona pela primeira vez. Depois teremos uma ideia de como o carro se comporta e de como nos parecemos em comparação com os outros. Tenho a certeza de que esta época será cheia de surpresas.", afirmou.

"A minha abordagem será a mesma que adotei no ano passado. Tentarei continuar com base nos bons resultados que tenho conseguido para estar no topo da minha forma com o carro que tenho. Espero realmente que este seja um ano em que possa lutar na frente, para terminar regularmente nos cinco primeiros lugares e ainda mais alto se o carro for suficientemente bom para isso. Temos de estar preparados para lidar com quaisquer situações que surjam. Assim, mentalmente, preparei-me para lidar com qualquer cenário possível e, pessoalmente, irei pressionar a equipa para fazer sempre o seu melhor. No ano passado, chegámos muito perto do quinto lugar nos Construtores e seria excelente consegui-lo este ano. É demasiado cedo para dizer se isso será possível, mas darei sempre o meu melhor e tirar o máximo partido do nosso carro.“, concluiu o piloto francês.


Quanto a Yuki Tsunoda, que chega agora à sua segunda temporada na Formula 1, o piloto japonês saber que 2022 é um ano crucial para mostrar o que pode e deve fazer. Com tantos jovens talentos no programa de jovens da Red Bull, este ano pode ser decisivo para o seu futuro.

Estou realmente ansioso por voltar a correr. Sinto que tenho uma compreensão muito melhor do que há um ano, sei como me preparar para ter um bom desempenho. Sei quais são os meus pontos fracos, tenho toda a experiência do ano passado para continuar e tenho trabalhado arduamente para estar pronto. No ano passado não consegui adaptar-me suficientemente depressa para lidar com situações inesperadas, razão pela qual tive dificuldades em muitas corridas. Terminei bem o ano passado, com um quarto lugar em Abu Dhabi, por isso quero levar esse impulso para esta nova temporada. Sinto mais pressão agora do que no ano passado, mas é uma boa pressão, o que é motivação para mim quando estou a treinar.", começou por dizer.

"Quero melhorar o meu ritmo e a consistência na forma como conduzo. Sei o que tenho de fazer para o conseguir. Se conseguir trabalhar da forma como o fiz nas últimas três ou quatro corridas do ano passado, essa será uma boa maneira de começar. Não vai ser fácil, mas estou confiante de que posso conseguir isso.”, concluiu.

O carro rodará durante a semana, num "shakedown", antes dos testes de pré-temporada em Barcelona, na próxima semana, e no Bahrein, no inicio do mês seguinte. 

Sem comentários: