segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Noticias: Mexidas no sistema de pontuação para corridas encurtadas


Depois dos eventos do GP da Bélgica do ano passado, onde os pilotos andaram três voltas atrás do Safety Car e acabaram por dar metade dos pontos, para escândalo de muita gente, a FIA decidiu agora que esse critério será abolido a favor de um progressivo, onde a partir de agora, as provas contarão se tiver um mínimo de duas voltas sem Safety Car.

Nas novas regras, caso haja um mínimo de 25 por cento de proba disputada, apenas os seus primeiros é que pontuarão com um sistema que irá dos seis pontos para o vencedor até ao um para o sexto classificado.  Entre os 25 e os 50 por cento, os nove primeiros marcam pontos, da seguinte forma:

1º – 13 pontos

2º – 10

3º – 8

4º – 6

5º – 5

6º – 4

7º – 3

8º – 2

9º – 1

Entre os 50 e os 75 por cento da prova realizada no momento da interrupção, o sistema de pontuação será atribuído da seguinte forma:

1º – 19 pontos

2º – 14

3º – 12

4º – 9

5º – 8

6º – 6

7º – 5

8º – 3

9º – 2

10º – 1

Estas novas regras ainda terão de passar pelo crivo do Conselho Mundial da FIA, mas de uma certa forma, é mais para confirmar do que outra coisa. 

De uma certa forma, a partir de agora, algo como o resultado do campeonato de 1984 não se repetirá mais, porque caíram os meios pontos no sistema de pontuação. E também estas alterações farão com que as pessoas que irão a certas corridas com tempos instábeis façam ver que valerá a pena gastar o bilhete para assistir a um Grande Prémio, apesar das condições do tempo que poderão ter de encarar durante o final de semana da corrida. 

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