sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Apresentações 2022 (8): O Mercedes W13


Depois de um ano em que venceu o mundial de Construtores - mas não o de pilotos - a Mercedes apresentou o seu novo chassis, o W13, e regressou ao prateado, dois anos depois de ter trocado pelo preto. Com George Russell ao lado de Lewis Hamilton, a equipa quer regressar ao domínio da Formula 1, eles que estão no topo desde 2014. 

Contudo, apesar disso, Toto Wolff, chefe de equipa e CEO da Mercedes-AMG Petronas F1, ou seja, o homem que está no leme da equipa, afirmou que agora, tudo é novo, e não há referencias em que se agarrar. 

"Fizemos um bom trabalho durante a última grande mudança regulamentar para a era híbrida e tivemos um bom desempenho quando passámos dos carros estreitos para os largos em 2017. Embora tenhamos um bom historial, a minha mensagem é clara: não podemos confiar no sucesso do passado para o desempenho deste ano, mas podemos confiar nos nossos funcionários, na nossa cultura, na nossa estrutura, e na nossa mentalidade para fazer o melhor trabalho possível para 2022”, explicou.


Do lado mais técnico, Mike Elliot, o diretor técnico da equipa, afirmou que as alterações nos regulamentos foram enormes e representaram um desafio no sentido de redesenhar o chassis sem perder a mesma eficácia aerodinâmica que tinham antes.

Do lado do chassis, as mudanças são enormes. Penso que há três aspetos: primeiro, a forma como os regulamentos foram desenhados é muito diferente, particularmente para a aerodinâmica, e isso tem um grande impacto. Segundo, o que estão a tentar alcançar com a aerodinâmica significa que os carros têm uma forma fundamentalmente diferente. Em terceiro lugar, esta é a primeira vez que tentamos uma mudança tão grande sob um limite orçamental”, começou por dizer.

Isto é um reset. Todas as equipas começaram do zero com o modelo fornecido pela Formula 1 e não se consegue transferir os benefícios ou resolver os problemas do carro do ano passado, pelo que todos começaram esta viagem ao mesmo nível. Os engenheiros adoram um desafio e, portanto, é uma oportunidade fantástica de fazer algo novo. No mundo aerodinâmico, normalmente construímos pequenas peças, mas com tão grandes mudanças no regulamento, os ganhos vêm de grandes peças o que é bastante satisfatório”, explicou.

Outra das grandes mudanças são as novas jantes de 18 polegadas, que entrarão em vigor nesta temporada. Eliott afirmou que as diferenças são subtis e ainda é relativamente cedo para saber em que direção vão essas mudanças. Mas até agora, parece estar a gostar.

O que vimos nos testes, particularmente o teste de Abu Dhabi no final de 2021, é que existem diferenças subtis. Vai mudar o que queremos fazer com a afinação, mas é um passo na direção certa, pois penso que o pneu vai ajudar a melhorar a corrida, não vai sobreaquecer tanto e será mais fácil de gerir", explicou.


No lado dos pilotos, Lewis Hamilton, o heptacampeão do mundo, e do qual muito se especulou de que poderia ir embora do automobilismo depois dos eventos em Abu Dhabi, afirmou que precisava de umas férias depois do final da temporada e que aquele lugar era como se fosse uma família para ele. Logo, ir embora nunca esteve nos seus planos.

Nunca disse que ia embora. Este grande grupo de pessoas são como uma família para mim”, começou por dizer o piloto britânico. “Obviamente foi uma altura difícil e precisei de me afastar e ter a minha família comigo e passar bons momentos. Depois claro, decidi ‘atacar’ de novo e regressar para uma nova época com o Toto [Wolff] e o George [Russell]”. 

E quanto a George Russell, que primeiro cresceu a admirar Hamilton, e agora é seu companheiro de equipa, espera poder aprender algo com ele a seu lado.

Todos viram a fotografia de mim com Lewis quando tinha 10 anos. Mudamos muito desde aí. É incrível, eu era um miúdo que queria ser piloto de Fórmula 1 e Lewis, que era campeão do mundo, era um super herói para mim. Vemos estas pessoas incríveis e pensamos que não são humanos e obviamente, agora que tenho a oportunidade de pilotar ao lado dele, é um privilégio e uma boa oportunidade para aprender”, afirmou.


Sobre a dupla de pilotos, Wolff disse que espera uma parceria saudável entre os melhores pilotos do atual pelotão. 

Nunca o vi tão determinado”, começou por dizer. “Lewis [Hamilton] é o melhor piloto do mundo e junta-se a um dos mais brilhantes e promissores pilotos da sua geração: George [Russell]. Não tenho dúvidas de que podemos criar um ambiente de parceria entre os dois, de produtividade para desenvolver este novo carro que será essencial, mantendo ao mesmo tempo uma competição saudável que os motivará e à equipa”.

O carro já fez o seu "shakedown" esta tarde em Silverstone e na semana que vêm, fará parte dos testes coletivos em Barcelona.

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