sábado, 19 de fevereiro de 2022

A imagem do dia


Este é o Felicity Ace, navio de carga (ou porta-automóveis, se quiserem) e desde quinta-feira que está a arder no meio do Atlântico, a sul dos Açores. Transporta mais de quatro mil automóveis, todos do Grupo Volkswagen. E entre eles estão 1100 Porsches, 189 Bentleys e 21 Lamborghinis. Todos, provavelmente estarão perdidos, independentemente do barco ser recuperado por rebocadores ou se afundar no Atlântico, a mais de 3500 metros de profundidade.

Também entre eles estarão centenas de Volkswagen ID.3 e ID.4, os novos carros elétricos da marca. O navio tinha saído de Emden, na Alemanha, e o seu destino era Davisville, no estado americano de Rhode Island. Quanto à tripulação de 22 elementos, foram todos resgatados pela Marinha portuguesa, que os levou até à cidade da Horta, na ilha do Faial, que faz parte do arquipélago açoriano.

O incêndio está fora de controle e muito provavelmente, todos aqueles carros serão irrecuperáveis. A razão é simples: aquele carro é um parque de estacionamento gigante. Os carros rolam para ali pelos seus próprios meios e saem da mesma forma, logo, tem um depósito de combustível, especialmente nos carros com motores a combustão. Com esses carros a arder, haverá uma reação em cadeia, que só apagará quando acabar o combustível, ou seja, quando arder o último automóvel. 

Quanto ao navio, esse poderá ser salvo, mas nem se sabe se poderá continuar a navegar. A companhia poderá fazer uma peritagem e se chegar à conclusão que a reparação custa mais que a recuperação ou o próprio valor do navio, poderá pedir à seguradora perda total e a embarcação poderá ser vendida como sucata e ser cortada em pedaços na Turquia ou na India. 

Os carros, por muito tentador que seja alugar um barco e tentar ir buscar algum dos Porsches, Lambos ou Bentleys, creio que a esta hora, já deva ser um pedaço de metal carbonizado... e como são novos, poderão ser substituidos por outros que estejam a ser construidos em Wolfsburgo ou noutros lugares na Alemanha. Apenas demorará mais um tempo a chegarem ao seu destino.

Sem comentários: