quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Noticias: FIA afasta Masi da direção de corrida


A FIA divulgou esta tarde, quase ao mesmo tempo que a Ferrari apresentava o seu SF-75, as suas conclusões sobre as decisões tomadas no GP de Abu Dhabi, e afastar Michael Masi do seu posto, substituindo por duas pessoas: o alemão Niels Wittich e o português Eduardo Freitas. Para além disso, a FIA criará uma sala de controlo, que assistirá o diretor de corrida de uma forma semelhante ao sistema VAR no futebol, e removerá as comunicações rádio entre diretor de corrida e diretores de equipa durante os Grandes Prémios.

Freitas é atualmente o diretor do WEC, o Mundial de Resistência, logo, também o das 24 Horas de Le Mans, enquanto Wittich cumpre a mesma função no DTM, o campeonato de turismos alemão.

Para além disso, a FIA voltou a pedir a Herbie Blash que ocupe o cargo de adjunto, como fazia no tempo de Charlie Whitting

Falando sobre as decisões, Mohhamed bin Sulayem, o presidente da FIA, referiu que este plano é o resultado de um consenso entre ele, o presidente da Formula 1, Stefano Domenicalli, e os patrões das equipas de Formula 1, que incluiem Toto Wolff, da Mercedes, e Christian Horner, da Red Bull.

Niels Wittich e Eduardo Freitas atuarão alternadamente como diretor de prova, auxiliado por Herbie Blash como conselheiro sénior permanente. Michael Masi, que realizou um trabalho muito desafiador por três anos como diretor de corridas de F1 após Charlie Whiting, receberá uma nova posição na FIA.", começou por dizer. 

"Apresentei este plano completo aos membros do Conselho Mundial de Automobilismo e ao Senado, que deram total apoio. Com este plano, a FIA abre caminho para um novo passo na arbitragem da Formula 1. Sem os árbitros, não há desporto. Respeito e apoio dos árbitros é a essência da FIA. É por isso que essas mudanças estruturais são cruciais em um contexto de forte desenvolvimento e expectativas legítimas de pilotos, equipes, fabricantes, organizadores e, claro, os fãs.”. concluiu.

Sem comentários: