terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Apresentações 2022 (6): O Williams FW44


A pintura do que irá ser o Williams FW44 foi apresentada nesta terça-feira para o mundo, e é muito azulada. O carro, que mais parece um Vaillante, poderá ter recorrido à mesma tática da Red Bull, o de se camuflar até mostrar as suas verdadeiras formas nos testes que fará antes da nova temporada. Os pilotos são o anglo-tailandês Alexander Albon e o canadiano Nicholas Latifi, e a equipa espera que tenha um salto na evolução que teve na temporada passada, que resultou no primeiro pódio desde 2018, na Bélgica.  

Ao longo da sua história como uma equipa icónica de Fórmula 1, a Williams Racing demonstrou grande força e sofisticação”, começou por dizer Jost Capito, o CEO e Team Principal da equipa. “A nova identidade visual do carro de 2022 reúne perfeitamente estas características que o pessoal, pilotos e fãs têm demonstrado repetidamente. À medida que avançamos para a nova era do nosso desporto, o FW44 destaca a transição para o futuro, bem como o reconhecimento das qualidades intemporais que fazem de nós o que somos." continuou.

"Na época passada, ficámos entusiasmados e orgulhosos de fazer progressos tão fortes como uma equipa, com uma série de resultados merecidos em termos de pontuação, para além de um pódio. Olhando para o futuro, queremos construir sobre este sucesso, e o FW44 encarna perfeitamente estas ambições para regressar à frente da grelha. Anseio por testemunhar esta progressão com Nicholas e Alex ao leme”, concluiu.

E outra grande novidade é a ausência do S de Senna no bico dos seus carros, algo que já lá estava desde 1995. Jost Capito justificou esta decisão com o seguinte: "Penso que temos de olhar para o futuro e não mostrar aos pilotos o “S” cada vez que entram no carro e serem recordados do que aconteceu. Penso que é altura de a equipa seguir em frente e honrar o Senna dedicando-lhe um espaço no museu para o homenagear.


Os pilotos elogiaram... as novas cores.

Sou um fã da nova decoração”, disse Latifi. “Manter o azul foi importante porque é sinónimo de Williams, mas é um padrão que nunca vimos antes e o vermelho fluorescente vai destacar-se o que eu realmente gosto. É um novo visual para começar a nova era de Formula 1”.

Alex Albon, que regressa este ano para aquela que será a sua primeira temporada com a equipa de Grove, acrescentou: “A decoração do FW44 é limpa e simples. Gosto que tenhamos optado por mais azul com o acabamento dinâmico e um pouco de vermelho; tem um bom aspeto e estou ansioso por vê-lo no bom caminho”.

O carro fará o seu "shakedown" ainda nesta tarde, em Silverstone, antes dos testes de pré-temporada.

Sem comentários: