sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

WRC 2022: Rali da Suécia (Dia 1)




O belga Thierry Neuville, no seu Hyundai, lidera o rali da Suécia, com 4,3 segundos de avanço sobre o Toyota de Kalle Rovanpera e 7,4 sobre o galês Elfyn Evans, também no seu Toyota. Tudo isto quando a diferença entre os quatro primeiros... é de menos de dez segundos. O quarto, já agora, é Esapekka Lappi, que já tem vinte segundos de avanço sobre Oliver Solberg, o quinto.

O grande evento do dia foi o abandono de Craig Breen, que saiu de estrada na segunda especial, acabando por ali neste dia. 

Com sete classificativas neste primeiro dia, na neve sueca, cinco de dia e dois mais tarde, o dia começou com os Hyundai ao ataque, graças a Ott Tanak, 0,4 segundos na frente de Kalle Rovanpera, no Toyota. Olivier Solberg foi o terceiro, a um segundo, ao mesmo tempo que Elfyn Evans passou por um buraco e perdeu 3.6 segundos, acabando apenas em sexto.

A segunda especial ficou marcada pelo despiste de Breen, suficiente para fazer interromper a realização da classificativa, pois a zona onde ele saiu de estrada é estreita. No geral, Lappi foi mais veloz, 2,5 segundos na frente de Rovanpera e 3,8 sobre Solberg. Ott Tanak caiu para quarto, a 5,9, perdeu a liderança. Lappi agora liderava, tinha um segundo de avanço sobre Rovanpera.

A seguir, na primeira passagem por Savar, Esapekka Lappi deixou o carro ir-se abaixo e perdeu 15 segundos, atrasando-se bastante na classificação.  “Deixei o carro ir abaixo no início e não recomeçou imediatamente. Depois, fui demasiado cauteloso e tentei ficar fora dos bancos, mas não funciona assim”, lamentou depois.

Assim sendo, foi Kalle Rovanpera que ficou com o melhor tempo e a liderança, mas apenas conseguiu um avanço de 0,7 segundos sobre Thierry Neuville. O jovem finlandês afirmou que estava a ser cauteloso e foi por isso que não foi mais veloz. “Estou a mudar algumas notas. Não tenho muita confiança com o carro neste momento. Estou a lutar com a dianteira, por isso é difícil comprometer-me e ser suave”, comentou. Já Ott Tanak perdeu tempo porque sofreu um toque e o para-choques caiu.

Mas na quarta especial, a segunda passagem por Kroksjo, foi Evans que levou a melhor, pois Rovanpera, que abria a especial perdeu tempo - 16,3 segundos, sendo oitavo - e o galês sabe que ele deve ter passado mal por aquele lugar. “Foi muito difícil [para mim], tenho a certeza que foi um pesadelo para o Kalle”, comentou o piloto da Toyota. A passagem ficou marcada pelas dificuldades de Katsuta Takamoto, preso num banco de neve e retirado pelos espectadores.


Evans manteve-se no comando na quinta especial, a segunda passagem por Kamsjon, mas em termos de especial, foi Tanak o vencedor, 1,8 segundos na frente de Lappi. Evans perdeu 4,1 segundos, e Rovanpera 7,9.  Oliver Solberg cedeu algum tempo, e caiu para o quarto lugar, estando agora a seis segundos do líder.

A sexta especial, segunda passagem por Savar, acabou com Neuville ao ataque, ganhando 3,4 segundos a Rovanpera, numa altura em que os pneus começavam a ser decisivos nos tempos. Mas foi Ott Tanak quem se tornou no mais prejudicado. Por causa de um problema com o kit híbrido, o que desencadeou uma luz vermelha, pelos regulamentos da FIA, e como precaução de segurança, a equipa teve de o retirar da prova, para frustração do piloto estónio.

No final, uma prova sprint em Umea, Rovanpera acabou por ganhar 1,1 sobre Neuville, mas era o belga que ficava com o comando. 

Realizámos uma tarde inteligente. O carro funcionou perfeitamente hoje e as poucas alterações de afinações que fizemos na assistência funcionaram bem. No troço mais longo, preservamos os pneus e a estratégia funcionou bem”, afirmou o belga. 

Depois dos três primeiros, Lappi e quarto, a 28,8 segundos, e Solberg, o quinto, tem já um atraso de 28,1 segundos, Katsuta Takamoto é sexto, a 1.18,9, não muito longe dele está Adrien Formaux, o melhor dos Ford, a 1.32,9. Gus Greensmith é o oitavo, a 1.48,1 e a fechar o "top ten" estão os carros dos noruegueses Anders Mikkelsen (a 3.08,9) de Ole Christian Veiby (a 3.13,0)

O rali da Suécia prossegue amanhã, com a realização de mais seis especiais.

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