terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

W Series: Chadwick fica uma terceira temporada


A W Series anunciou esta terça-feira que Jamie Chadwick irá ficar uma terceira temporada, depois de ter conquistado os títulos de 2019 e 2021. Ela será piloto da Janner Racing, uma equipa formada pela americana Caytlin Jenner, e a mudança, que à partida poderia dar mais protagonismo á competição... arrisca mais a ser um embaraço.

Por agora, a reação de felicidade pela entrada de Chadwick na série e a chance de ser tri-campeã, algo que seria mesmo inédito. “Estou realmente entusiasmada por regressar à W Series para defender o meu título”, afirmou, citada pela Sky Sports. “Não pensei duas vezes quando fui convidada pela Jenner Racing. Estamos concentradas em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ganhar o título número três. Falei com a Caitlyn Jenner e a sua visão para a equipa é espantosa. Tenho zero dúvidas de que ela poderá ajudar a levar a minha carreira ao próximo nível e abrir-me portas a nível internacional”, continuou.

Este é um grande ano de desenvolvimento para mim. Tenho planos para fazer um programa de corridas de apoio e não escondi o meu desejo de competir em Formula 3 e Formula 2. Mas o timing é tudo e a oportunidade que a W Series me dá de ter mais experiência competitiva em circuitos de classe mundial é um passo fundamental na minha jornada em direção a competir na Formula 1”, concluiu.

Para a CEO da competição, Catherine Bond Miur, a permanência de Chadwick na competição é uma enorme mais-valia. 


"Jamie é um talento excecional que elevou o talento e o perfil da W Series e inspirar a próxima geração de pilotos graças às suas performances em pista - que a consagrou como bicampeã da competição - e fora dela articulou a nossa missão de forma apaixonada, como a nossa competição merece. Estamos gratos por ela ter decidido ficar e defender o título e estamos ansioso por vê-la correr de novo em circuitos icónicos, incluídos no calendário da Formula 1, com a Jenner Team", afirmou.

Apesar de toda esta apreciação com a permanência de Chadwick na W Series, há um problema, que toda a gente começou a notar. Depois de 2021, se esperava que ela subisse na categoria, mas pelos vistos, isto poderá ser sinal de que o seu talento não foi suficiente para abrir um lugar numa Formula 2, por exemplo. Isto, se o seu objetivo for a Formula 1, do qual parece que começa a não ter muito tempo e poucos pontos - tem 23 anos e nem pontos suficientes para uma sessão de treinos livres ao serviço da Williams.

Logo, regressar a uma competição do qual não tem nada a provar - tem seis vitórias - demonstra que a essência da competição, que é levar as mulheres a outros patamares no desporto motorizado, para já, não está a acontecer. 

Para piorar as coisas, a alemã Sophia Florsch, sempre critica da competição, veio ao Twitter para criticar fortemente a criação da equipa Jenner, não entendendo os critérios de uma competição com máquinas iguais que vai acolher uma equipa... diferente.  

"A Jenner Racing é uma equipa? A W Series poderia explicar como definem [as suas] "equipas"? Todos os setups, os carros, as trocas de motores, são determinados centralmente pela organização. O organizador decide tudo. Então equipa significa apenas "autocolantes" no carro? Apenas marketing. Segregação.", comentou na sua conta no Twitter. 

Portanto, a chegada de Chadwick pode ter sido ao mesmo tempo, uma mais-valia... e uma maldição. 

Sem comentários: