segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Apresentações 2022 (9): O Alpine 522


O Alpine A522, o carro da marca para a temporada de 2022, foi apresentado esta tarde em Paris para o mundo. Com um novo patrocinador, que alterou um pouco as cores da marca para este ano, e com Fernando Alonso e Esteban Ocon como pilotos principais, com Oscar Piastri como piloto de testes, a marca espera subir mais um pouco na classificação geral, depois de terem conseguido uma vitória com o francês e um pódio com o espanhol. 

A apresentação foi surpreendente. A equipa colocou dois "showcars", uma no exterior, com cores rosa, do patrocinador austríaco BWT, e no interior, durante a apresentação, com o azul a dominar, com elementos rosa nos flancos e algum preto na parte da frente. Mas mais tarde na apresentação, revelou-se que nas duas primeiras corridas do ano, no Bahrein e na Arábia Saudita, o carro andará de rosa em predominância, trocando de posições quando chegarem à Europa.


O carro verdadeiro já está em Barcelona, onde os pilotos deram o seu "shakedown", antes de regressarem no dia seguinte para a cidade condal, para os testes de pré-temporada. 

Para Laurent Rossi, o CEO da Alpine, ele afirma que o objetivo mínimo para a equipa este ano é repetir o quinto lugar de 2021, mas espera que a equipa possa melhorar em 2022.

Temos múltiplas ambições”, disse Rossi, na apresentação, no canal do Youtube da marca. “O quinto posto é o mínimo que precisamos de atingir após o desempenho do ano passado. Até agora, atingimos os nossos objetivos e estamos satisfeitos com o progresso que estamos a mostrar, mas temos de ser realistas porque este ano ninguém tem trunfos. Não sabemos onde vamos estar até chegar à pista. Contudo, o que todos temos de ter em mente que não é onde começamos o mais importante, é onde terminamos. Precisamos de continuar a mostrar melhorias, visando a excelência operacional e o progresso ao longo do ano”.

Otmar Szafnauer, o novo chefe de equipa da estrutura francesa, depois de deixar a Aston Martin no inicio do ano, fez aqui a sua primeira aparição pública ao serviço da Alpine, afirmou acreditar no trabalho de equipa para atingir o sucesso da equipa.

Trago o meu espírito de liderança colaborativo. Ouvi o Luca [de Meo] dizer que é preciso que a ‘cola’ que nos mantém juntos é muito importante. Eu também acho que a ‘cola’ que nos mantém apontados na mesma direção é a chave”, começou por dizer. 

Acredito firmemente na paixão, no trabalho de equipa e no respeito pelo indivíduo. Temos de ser apaixonados pelo que fazemos, qualquer que seja a tarefa. A chave do sucesso de uma equipa de alto desempenho é, e sempre será, o trabalho de equipa. Controlaremos o que somos capazes de controlar, desfrutaremos da nossa viagem, e desfrutaremos das corridas porque é isso que estamos aqui para fazer. Com esta paixão e trabalho de equipa, o sucesso virá”, concluiu.


Quanto aos pilotos, apareceram depois de uma sessão de testes em Barcelona, Fernando Alonso estava feliz com a nova geração de monolugares, e que isso possa resultar em corridas mais emocionantes. 

É bom estar de volta e tenho trabalhado arduamente para estar pronto para a nova temporada. A ansiedade é muita depois das mudanças no regulamento terem sido adiadas devido à pandemia. O carro está fantástico com as novas regras em vigor e eu gosto da nova pintura. Temos um novo motor e estamos confiantes de que tivemos um bom desenvolvimento para esta nova geração de carros”, começou por dizer. 

Não saberemos onde todos estão até ao Bahrein, mas estamos entusiasmados por levar o carro para as suas primeiras voltas nos testes desta semana. Espero que os novos regulamentos funcionem e que este ano consigamos mais emoção nas corridas com lutas roda a roda”, concluiu. 

Já Esteban Ocon, que triunfou na Hungria, afirma estar entusiasmado com o A522 e pronto para a temporada que se avizinha.

Estou muito entusiasmado, claro, não só por ver o A522 pela primeira vez, mas também por conduzi-lo pela primeira vez esta semana. É sempre um privilégio pilotar um novo carro de Fórmula 1 pela primeira vez, pois sabemos todo o trabalho árduo que se tem desenvolvido nos bastidores de ambas as fábricas em Enstone e Viry, de todas as muitas pessoas talentosas que trabalham nos diferentes departamentos. Esse sentimento e responsabilidade são verdadeiramente únicos e muito especiais. Sinto-me preparado, sinto-me fisicamente preparado, por isso, vamos à pista e ver o que temos nas nossas mãos este ano”, comentou.

Sem comentários: