sábado, 26 de fevereiro de 2022

WRC 2022: Rali da Suécia (Dia 2)


O finlandês Kalle Rovanpera lidera o rali da Suécia com uma vantagem de 8,3 segundos sobre Elfyn Evans, noutro Toyota. Este já tem uma vantagem de 21,3 segundos sobre Thierry Neuville, no seu Hyundai, mas isso não implica que esteja fora da luta pela vitória, porque recuperaram um posição a Esapekka Lappi, quarto a 25,9, no terceiro Toyota.

Com a realização de seis especiais neste sábado, com passagens duplas por Brattby, Langed e Umea - e duas delas tinham sido canceladas dias antes por causa de... uma manada de renas! - o dia começou com Evans a triunfar, 0,4 sobre Esapekka Lappi e 0,7 sobre Kalle Rovampera. No final, foi o finlandês que conseguiu ir para a frente, 0,7 segundos na frente de Thierry Neuville, que tinha sido sexto, a 6,7.

Rovanpera venceu na especial seguinte, 0,1 segundos na frente de Ott Tanak, aumentando ligeiramente a vantagem, ganhando quatro segundos a Elfyn Evans, 4,1 sobre Neuville, e Lappi era quarto a 8,8. Breen ganhou na 11ª especial, a única vitória da Ford neste rali até agora, enquanto Rovanpera ganhava mais 0,8 segundos na liderança sobre Evans e Neuville.


Na especial seguinte, segunda passagem por Brattby, Evans atacou e conseguiu triunfar na especial, 1,7 segundos na frente de Neuville e a ganhar 3,6 sobre Rovanpera. O belga não consegue acompanhá-los e já está 13.2 segundos atrás do piloto da Toyota, no quarto posto da geral. Rovanpera contra-atacou e triunfou na segunda passagem por Langed, destacando-se ainda mais do resto do pelotão, 4,5 segundos na frente de Elfyn Evans e 5.3 sobre Thierry Neuville. 

Cada vez mais a luta pelo triunfo se cinge a Rovanpera e Evans, sendo que falta ainda muito rali, pelo que nada é certo a esse nível, muito menos entre os dois da frente.

E no final do dia, em Umea, Rovanpera volta a ganhar na especial televisiva, com mais 2,6 segundos sobre Evans, e 3,2 sobre Neuville.

Depois dos quatro primeiros, está Katsuta Takamoto, a 1.44,8, o quinto, e já distante em um minuto do sexto, Gus Greenmith, no melhor dos Ford, a 2.44,1. Oliver Solberg é o sétimo, a 5.19,9, no seu Hyundai, e não muito longe de Anders Mikkelsen, o melhor dos Rally2, a 5.33.5. Ole Veiby é o nono, a 5.44,1 e o russo Nicolay Gryazin fecha o "top ten", a 6.04.1.

O rali de Suécia termina amanhã, com a realização das últimas quatro especiais. 

Sem comentários: