quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

WRC: Tanak na M-Sport em 2023


Acabada a especulação: Ott Tanak será piloto da Ford em 2023, guiando o Puma Rally1. O acordo foi anunciado esta quarta-feira, e em principio, o piloto estónio terá a companhia do britânico Gus Greensmith e do francês Pierre-Louis Loubet, de forma permanente, e do francês Sebastien Loeb em alguns ralis. Será a segunda passagem do estónio pela equipa de Malcom Wilson, depois de ter corrido por eles entre 2011 e 2017, antes de ir para a Toyota. 

"A M-Sport é o lugar que me criou como piloto e o lugar que me ensinou todas as duras lições e experiência para me tornar um jogador de alto nível no Campeonato Mundial de Rally", começou por dizer Tänak, depois do ato de assinatura. "Desde que me tornei campeão mundial, não consigo defender o título e não poderei fazer as pazes comigo mesmo até que o faça!", continuou.

"Tive muitas discussões com Malcolm e definitivamente compartilhamos a mesma ambição para a próxima temporada. Vai ser um grande desafio para nós, mas conheço as pessoas em Dovenby Hall, sei do que são capazes e com suas paixão para dar tudo o que eles têm, podemos lutar pelo campeonato.", concluiu.

Do lado da preparadora, Malcom Wilson disse que o piloto estónio já testou o Puma Rally1 e está confiante de que o carro evoluirá bem nas suas mãos, e será candidato a triunfar novamente no campeonato. 

Ele esteve em Dovenby para ver nossas instalações e testar o Puma em Greystoke Forest. É justo dizer pelo feedback inicial de Ott que estamos confiantes de que podemos lutar pelo campeonato mundial em 2023.", começou por dizer Malcom Wilson.

"Fico muito feliz e feliz em ver Ott de volta aqui conosco em Dovenby Hall. Acompanhei sua carreira de perto desde o primeiro ano e estou muito orgulhoso de ter feito parte de suas conquistas na última década.", concluiu.

Richard Millener, o chefe de equipa, acrescentou que o objetivo da M-Sport em 2023 é ajudar Tänak a garantir o seu segundo título mundial.

Ver Ott de volta ao macacão da M-Sport será um momento significativo para todos em Dovenby Hall”, começou por admitir Millener. “O objetivo para 2023 é claro para nós e para Ott; para vencer o campeonato de pilotos de 2023. Alcançar este objetivo juntos exigirá muito trabalho duro e energia, mas estamos preparados e prontos para este desafio. Ter um piloto como Ott a bordo é a chave para elevar o ânimo e os desejos da equipe para realizar todo o nosso potencial e avançar em 2023.", afirmou.

Tanak, ao serviço da Ford, que o ajudou no inicio da sua carreira, conseguiu como melhor resultado o terceiro lugar no campeonato em 2017, ano em que ganhou os seus primeiros dois ralis, na Sardenha e na Alemanha. 

Sem comentários: