terça-feira, 26 de novembro de 2024

WRC: Organização do rali do Japão multada em 150 mil euros


Os organizadores do Rali do Japão foram multados em 150 mil euros, com cem mil euros suspensos até à edição de 2025, depois de um incidente na manhã deste sábado, quando um carro entrou numa especial sem autorização.

Isto aconteceu na manhã do segundo dia do rali, quando um veículo violou dois postos de controlo de segurança antes de aceder ao troço, no qual percorreu cerca de 520 metros percorreu, antes de parar no controlo inicial da especial, em frente do Toyota de Elfyn Evans. O condutor do veículo foi depois escoltado pela polícia para fora do local.

A FIA descobriu depois que a organização falhou em colocar barreiras físicas, pois o posto de controlo em questão, onde entrou a carrinha, estava apenas protegido por fitas facilmente ultrapassáveis, sem barreiras físicas eficazes. Assim sendo, decidiu de imediato atuar e os Comissários Desportivos deram instruções ao Diretor de Prova para colocar um carro estacionado lateralmente em todas as estradas de acesso aos troços ou blocos cheios de água, num plano acordado com a delegada de segurança da FIA, Michèle Mouton, advertindo que, se isso não fosse feito e outro veículo entrasse num troço, o rali seria de imediato cancelado.

Não é a primeira vez que a FIA deteta alhas de segurança neste rali. Em 2022 e 2023 houve casos semelhantes de veículos entrar nos troços, com a FIA a alertar a organização para que corrigissem os problemas.

Sem comentários: