sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Apresentações 2026: 6, o Ferrari SF-26


E nesta sexta-feira, 23 de janeiro, foi apresentado o Ferrari SF-26, o carro que será guiado por Lewis Hamilton e Charles Leclerc para a temporada de 2026. Com a pintura a lembrar os carros de 1975 a 1977, altura em que conquistou três títulos mundiais de Construtores e dois de pilotos, com Niki Lauda ao volante, o carro é o primeiro a correr com os novos regulamentos.  A Scuderia espera que o projeto marque uma inversão de tendência e permita regressar às vitórias e à luta pelos títulos, apesar de recentemente, alguns rumores apontarem para problemas no desenvolvimento deste monolugar.

Na apresentação, Lewis Hamilton classificou a temporada de 2026 da Fórmula 1 como um enorme desafio, por causa das alterações regulamentares. Com uma Scuderia sob forte pressão para regressar à competitividade, depois de não ter vencido qualquer corrida em 2025, o piloto sete vezes campeão do mundo sublinhou o carácter exigente do projeto desenvolvido para as novas regras técnicas que abrangem motores e chassis.

Será um ano extremamente importante do ponto de vista técnico, com o piloto a desempenhar um papel central na gestão de energia, na compreensão dos novos sistemas e no contributo para o desenvolvimento do carro.”, começou por afirmar.

O campeonato de 2026 representa um enorme desafio para todos, provavelmente a maior mudança regulamentar que vivi na minha carreira. Quando começa uma nova era, tudo gira em torno do desenvolvimento, do crescimento enquanto equipa e de avançarmos na mesma direção.”, concluiu.

Já no caso de Charles Leclerc, o piloto monegasco destacou o nível acrescido de preparação exigido aos pilotos, frisando a importância do envolvimento desde as fases iniciais do desenvolvimento e a necessidade de rápida adaptação aos novos sistemas.

 “As regras de 2026 exigem um nível ainda mais elevado de preparação, sobretudo para nós, pilotos. Há muitos sistemas novos para compreender e otimizar, razão pela qual estivemos fortemente envolvidos desde as fases iniciais do projeto.", afirmou.

A gestão de energia e a unidade motriz estarão entre os aspetos mais significativos — um desafio fascinante que nos obrigará a adaptar rapidamente, recorrendo primeiro mais ao instinto e depois, cada vez mais, a dados precisos.”, concluiu.


No campo técnico, o seu director, Loïc Serra, explicou que a Ferrari investiu muito tempo na fase conceptual do SF-26, procurando criar uma base flexível para evoluções ao longo da época e integrar de forma eficiente soluções como a aerodinâmica ativa.

"Dedicámos muito tempo à fase conceptual para captar o máximo possível do novo enquadramento regulamentar e técnico. Tivemos também de garantir que a arquitetura do carro nos desse flexibilidade suficiente para desenvolver ao longo da época. Neste contexto, a eficiência e a integração de soluções como a aerodinâmica ativa são cruciais.”, afirmou.

Depois da apresentação, o carro rodou de forma privada em Fiorano, com Lewis Hamilton ao volante. Apesar do mau tempo, o entusiasmo dos "tiffosi" marcou a primeira aparição pública do projeto com que a equipa pretende encarar o novo ciclo regulamentar da Fórmula 1.

Sem comentários: