sábado, 21 de julho de 2007

GP Europa - Qualificação

Kimi Raikonnen pode ter feito a pole-position, mas Lewis Hamilton foi hoje a noticia do dia. Pelas piores razões. Um violento despiste, a mais de 200 km/hora, no "S" de Schumacher, quando faltavam cinco minutos para o final de sessão, fez com que o "rookie" inglês da McLaren tivesse de ser assitido na pista, devido ás dores que tinha nas pernas.

Para já sabe-se que Hamilton não apresenta quaisquer fracturas, embora esteja bastante dorido e durante muito tempo pairou a dúvida se poderia participar na corrida de amanhã. Mas Ron Dennis disse no final do dia que não havia quaisquer impedimentos médicos para que possa participar na corrida de amanhã.

Ficou também a conhecer-se que, na origem do acidente terá estado uma falha na pistola de aperto da roda aquando da derradeira paragem nas boxes para troca de pneus, o que terá provocado que a roda do seu McLaren tenha saído da sua posição quando sujeita ao esforço.

Isto tudo aconteceu na terceira parte da qualificação, com os dez primeiros a rodar na pista, rumo à "pole-position", que acabou por ser alcançada pelo finlandês Kimi Raikonnen, no seu Ferrari, demonstrando estar recuparado do mau inicio de época. "O carro esteve perfeito ao longo dos treinos, mas não é bom estar tanto tempo parado dentro do carro já que perdemos a concentração e resolver tudo numa volta torna-se muito difícil", afirmou Raikkonen, depois da quailificação.

Ao lado dele vai partir o espanhol Fernando Alonso, no seu McLaren, que só não conseguiu melhor devido a um erro na sua volta lançada, que o prejudicou. «Estava com muita sobreviragem e perdi a traseira do carro numa altura crucial. Felizmente consegui recuperá-lo mas perdi muito tempo. Mas o que interessa é que o Lewis está bem e isso é o fundamental.», disse o bi-campeão espanhol.

Na terceira posição ficou Felipe Massa, obviamente desalentado por não ter conseguido bater o seu companheiro de equipa e já começou a perceber que irá ser muito difícil fazê-lo. O piloto brasileiro apresentou-se em Nurburgring com uma tarja preta no capacete e outra no seu braço, como homenagem às vítimas do acidente do Airbus A320 da TAM, ocorrido esta semana no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Ao lado de Massa partirá amanhã o alemão da BMW Nick Heidfeld que foi pai esta manhã (parabéns!), desta vez conseguiu suplantar Robert Kubica, o quinto classificado na qualificação. Destaque para os bons resultados de Mark Webber (6º), no seu Red Bull, e de Heiki Kovalainen (7º), este último bem mais rápido que o seu companheiro de equipa, Giancarlo Fisichella, que não conseguiu ultrapassar a segunda fase da qualificação quedando-se pelo 13º posto.

E os Toyota? Tiverm um bom desempenho, com Jarno Trulli e Ralf Schumacher nos 8º e 9º lugares, respectivamente. Pela negativa e para além do tradicional mau desempenho dos Spyker (mesmo assim Adrian Sutil foi mais rápido 1,5 segundos que o seu novo colega de equipa, Marcus Winkelhock) teremos de destacar, o 17º lugar de Jenson Button e o 20º lugar de David Coulthard, que não conseguiram sequer passar da primeira fase dos treinos... O companheiro de equipa de Button, Rubens Barrichello, foi 14º na grelha.

Sem comentários: