segunda-feira, 16 de julho de 2007

O piloto do dia - Wolfgang Von Trips

Eis a história de um homem que podia ter sido o primeiro campeão alemão caso o Destino não tivesse intervindo. Um piloto talentoso, vindo de uma família nobre, foi um modelo para milhões de alemães, que saíam da depressão após a derrota na II Guerra Mundial. E o seu legado lançou as bases para que aparecesse outro campeão alemão…

Wolfgang Alexander Graf Berghe von Trips nasceu a 4 de Maio de 1928 (teria 79 anos se estivesse vivo) em Kerpen-Horrem, na Alemanha. Filho de uma família nobre, começou a correr em 1953, sob o pseudónimo de “Alex Linter”, pois a família opunha-se ao seu entusiasmo pelas corridas. Os seus feitos chamaram a atenção de Alfred Neubauer, o mítico director da Mercedes, que o chamou em 1955 para a sua equipa de Sport, com a hipótese de correr na Formula 1 em 1956.


Contudo, após a catástrofe de Le Mans, a Mercedes retirou-se da competição, e Von Trips foi para a Ferrari, onde se estreou no GP de Itália de 1956, sem resultados de relevo. Em 1957, correu em três Grandes Prémios, conseguindo um terceiro lugar em Monza. Esses quatro pontos deram-lhe o 14º lugar da geral. Correu tembém em Sport-Protótipos, onde teve um grave acidente em Nurburgring, onde escapou com pequenos ferimentos.


Em 1958, continuou na Ferrari, onde conseguiu um pódio em Silverstone, acabando no 11º posto da classificação, com 9 pontos. No ano seguinte, concentrou-se mais na sua carreira nos carros de Sport, sem pontuar na Formula 1.


Em 1960, Von Trips vai ser o primeiro piloto a conduzir um Ferrari de motor traseiro, um conceito que Enzo Ferrari desprezou de inicio, afirmando que quando viu os pequenos Cooper de motor traseiro, afirmou: “nunca tinha visto uma carroça a puxar um burro”. Com esses carros a dominar o panorama da Formula 1, rendeu-se à evidência e começou a construí-los. Vai ser Von Trips que dará à Ferrari a sua primeira vitória, num carro de Formula 2, no GP de Solitude, na Alemanha. Entretanto, a sua época na Formula 1 era a sua melhor até agora, embora nunca tenha ido ao pódio, pontuou regularmente. Terminou no sétimo posto, com 10 pontos.


Em 1961, A Ferrrari tinha pronto o Tipo 156 “Nariz de Tubarão”. Era o primeiro carro de Formula 1 com motor traseiro, construído de raiz. O carro revelou-se um vencedor nato e Von Trips consegue ganhar o seu primeiro Grande Prémio nas areias de Zandvoort, na Holanda, tornando-se no primeiro piloto alemão a ganhar um Grande Prémio na Formula 1 moderna. Lidera o GP da Bélgica, mas após uma luta fratricida com o americano Phil Hill, este leva a melhor. Pelo meio, Von Trips ganha a Targa Florio, com o belga Olivier Gendebien, e volta a ganhar em Aintree, no GP de Inglaterra. Após o segundo lugar em Nurburgring, Von Trips e Hill iam para Monza quase colados na tabela de pilotos. Quem levasse a melhor, seria o campeão.


O Grande Prémio de Itália estava marcado para o fim-de-semana de 10 de Setembro. Nos treinos, Von Trips faz a “pole-position”, batendo Hill. Na primeira volta, o alemão era ameaçado pelo Lotus de Jim Clark, no início da sua carreira. Perto da Parabólica, ambos os carros tocam-se e Von Trips voa em direcção da cerca onde estão dezenas de espectadores. O choque é inevitável e em ricochete, o Ferrari desgovernado volta à pista e bate no Lotus de Clark, ferindo-o. O piloto alemão e mais 14 espectadores morrem naquele dia. Ele tinha 33 anos.


Phil Hill e os restantes Ferraris continuam, sem saber do destino do seu companheiro e rival e ganha a corrida, tornando-se no primeiro americano campeão do mundo. Von Trips é segundo no campeonato, com 33 pontos, duas vitórias, e uma pole-position.


A sua carreira na Formula 1: 29 Grandes Prémios, em seis temporadas, duas vitórias, uma pole-position, seis pódios, 56 pontos no total. Foi o vencedor da Taga Florio em 1961 e vice-campeão do Mundo desse ano, o primeiro de dois atribuidos a título póstumo (o segundo seria atribuido 17 anos depois a Ronnie Peterson, que teve o seu acidente fatal também num 10 de Setembro, em Monza...)


Hoje em dia, há uma estátua sua na sua Kerpen natal, mas já não é mais o unico filho pródigo da terra. E porquê? Após a sua morte, a familia Von Trips vendeu o pequeno circuito de karts que tinha construido. O seu comprador foi o senhor Rolf Schumacher, que geriu o circuito e deixava os seus dois filhos brincar nos carros, aprendendo as técnicas e mecânicas dos carros. Como se chamavam? O mais velho era Michael, o mais novo chama-se Ralf...

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