domingo, 20 de setembro de 2009

Felix da Costa: O título é dele!

Esta tarde, António Felix da Costa conseguiu vencer o título da Formula Renault 2.0 NEC, ao ser sexto e primeiro classificado classificado nas corridas no circuito alemão de Nurburgring. No final do seu segundo ano de monolugares, o piloto de 18 anos de idade, e irmão mais novo de Duarte Felix da Costa, actual piloto do PTCC, conquistou o seu primeiro título internacional.


A história deste Domingo de corridas começa com a decisão da sua equipa de fazer arrancar o seu pupilo das boxes, devido à proximidade do horário entre a primeira corrida do NEC e a segunda corrida do Europeu, de forma a evitar a habitual confusão na primeira curva de Nurburgring: "Iria partir do terceiro lugar da grelha, onde normalmente existe alguma confusão no arranque, pelo que a equipa optou por essa decisão", começou por contar o piloto português que depois de deixar passar os 18 pilotos, arrancou do pit-lane e foi ganhando posições até chegar num excelente sexto lugar final, posição que lhe permitiu "gerir da melhor forma a segunda corrida e a classificação do campeonato", face a inversão da grelha para a segunda corrida.


Arrancando do terceiro posto, António Félix da Costa não deu hipóteses aos seus adversários e logo na segunda volta era o lider, ganhando a corrida com cerca de 10 segundos de vantagem para o segundo classificado, o britânico Adrian Quaife-Hobbs. Este resultado permitiu ao jovem piloto português, considerado por muitos como um dos mais promissores pilotos da actualidade, arrecadar o tão desejado Título de Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0.


"Foi um fim-de-semana muito desgastante, onde disputei duas corridas do Europeu e duas do Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. Contudo, julgo que a conquista deste Título, a uma jornada do final do campeonato, foi uma excelente recompensa por todo o trabalho e empenho que a equipa tem dedicado desde o início da temporada. Fiquei muito satisfeito e ainda mais motivado para continuar a lutar pelo Título Europeu. Gostaria de agradecer e dedicar este Título a todos aqueles que me acompanharam ao longo desta época, entre Patrocinadores, a minha equipa, amigos e o meu pai", referiu.

Entretanto, no campeonato europeu, Felix da Costa foi segundo classificado, num fim de semana polémico, devido à desclassificação de ontem uma alegada irregularidade encontrada no sistema de travagem do seu carro, mas no qual a equipa Motorpark Academy decidiu recorrer ao Tribunal de Apelo. Sendo assim, a classificação das duas corridas de Nurburgring e pontuáveis para o Europeu estão neste momento suspensas.


"A decisão do apelo da Motopark sobre estas duas corridas será conhecida nas próximas semanas. Tanto eu como a minha equipa estamos confiantes que a decisão será a nosso favor, recuperando os 27 pontos que aqui estão em jogo. Para já quero saborear este título, para depois me poder concentrar na última prova do Europeu a disputar em Alcaniz", concluiu Felix da Costa.


A ronda final do Campeonato Europeu acontecerá a 24 e 25 de Outubro, no circuito espanhol de Alcainz, enquanto que a última jornada do campeonato NEC será duas semanas antes, a 3 e 4 de Outubro, no circuito belga de Spa-Francochamps.

Sem comentários: