domingo, 20 de setembro de 2009

GP2 - Ronda 11, Portugal (Corrida 2)

Mais de 40 mil pessoas assistiram esta manhã à segunda corrida da GP2, ganha por Luca Filippi, da Supernova, e que foi marcada pelo grave acidente entre o russo Vitaly Petrov e o romeno Michael Herck. No momento da partida, o carro da Barwa Addax ficou parado na grelha, enquanto que ao mesmo tempo, o piloto romeno, que tinha sido desclassificado no dia anterior, mas que foi autorizado a correr na última fila da grelha de partida, bateu em cheio no carro do piloto russo. Bandeiras vermelhas na pista, enquanto que Herck era retirado do carro pelos socorristas, desconhecendo-se ainda a extensão das suas lesões.


A corrida recomeçou atrás do safety car, e pouco depois alguns dos pilotos da frente foram penalizados por terem passado outros concorrentes em situação de bandeiras amarelas, o que os obrigou a um drive trough pelas boxes. Nico Hulkenberg, Pastor Maldonado, Kamui Koboyashi, Lucas di Grassi e Andreas Zuber foram os pilotos penalizados pelos comissários.


Quem beneficiou com isto tudo por Alvaro Parente, que partiu da 16ª posição e aproveitou para fazer mais uma das suas corridas de recuperação. Aproveitando as penalizações, conseguiu também apanhar alguns concorrentes e batê-los em luta directa, como o holandês Gierdo van der Garde. No final, os seus pneus não davam para mais e o piloto português foi quinto, atrás de Dani Clos, mas no grupo do terceiro classificado, o espanhol Javier Villa, também da Supernova. O mexicano Sergio Perez, da Arden, ficou com o segundo posto.


E assim terminou a tamporada de 2009 do campeonato GP2. Com Nico Hulkenberg campeão antecipado (e provavelmente a caminho da Formula 1), Vitaly Petrov é segundo e Lucas di Grassi é terceiro. Alvaro Parente é oitavo na classificação geral, com os mesmos pontos do belga Jerome D'Ambrosio.

Post-Scriptum: Durante a tarde, os comissários de pista decidiram penalizar o mexicano Sérgio Perez em 25 segundos, pelo facto dos comissários terem descoberto que ele ultrapassou sob bandeiras amarelas. Sendo assim, perdeu o segundo posto a favor de Javier Villa, enquanto que Dani Clos subiu ao terceiro posto e Alvaro Parente ao quarto lugar. No campeonato, o piloto português da Ocean continua com o oitavo lugar final, mas com mais um ponto e desempatado com o belga Jerome D'Ambrosio.

1 comentário:

Rianov disse...

Foi uma baita pancada, sem dúvida.
Não há não como lembrar daquele fatídico dia, que nem preciso dizer qual é...

Saudações meu jovem