segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - dia 9 (Copiapó - La Serena)

A etapa de hoje do Rali Dakar, que ligava as localidades de Copiapó e La Serena, no Chile, era a última a decorrer em pleno Deserto do Atacama, logo, a parte mais difícil deste rali estava e ficar para trás. Mas esta etapa não deixou de ter as suas dificuldades, quer para os carros, quer para as motos. Contudo, isso não impediu que os organizadores encurtassem bastante a etapa de hoje, sendo mais uma etapa de "sprint", pois só tinha 170 quilómetros, e integralmente em areia.

Nas quatro rodas, os Volkswagen dominaram mais uma vez a etapa, com o qatari Nasser Al Attiyah a vencer a etapa, e a conseguir diminuir a desvantagem que tem sobre o espanhol Carlos Sainz. Agora, a diferença entre ambos os pilotos é de oito minutos de 36 segundos, muito pouco numa prova tão demolidora como o Dakar. O melhor dos não-Volkswagen foi o BMW da Stephane Peterhansel, que acabou na sexta posição.


Quanto aos portugueses, Carlos Sousa conseguiu ganhar uma posição à geral, beneficiando dos problemas sofridos pelo Nissan do polaco Kristof Holowczyc, que ficou parado durante muito tempo na etapa. Já Miguel Barbosa, noutro Mitsubishi, completou a etapa na 11ª posição, conseguindo subir até à 12ª posição da geral. Ricardo Leal dos Santos, no seu BMW X5, foi o 16º na etapa, subindo para o 14º posto da classificação. Guilherme Spinelli, o brasileiro da Mitsubishi, navegado poelo português Filipe Palmeiro, foi 11º na etapa, e agora é o nono da geral.


Nas duas rodas, a etapa de hoje foi ganha por Marc Coma, que prossegue a sua cavalgada de recuperação das penalizações que sofreu, seguido pelo lider da competição, Cyril Després. O terceiro lugar foi para o chileno 'Chaleco' Lopez Contardo, que assim consegue defender-se dos ataques de Hélder Rodrigues.

Quanto aos motards portugueses, Helder Rodrigues terminou a etapa no sétimo posto, a pouco mais de três minutos e meio do vencedor e perdendo mais algum tempo para Per-Anders Ullevalseter e para o chileno "Chaleco" Lopez. Na geral, o português mantém o quarto posto, embora as aspirações de chegar a um lugar no pódio continuam intactas, já que o chileno está a cerca de quatro minutos, ao passo que Ullevalseter está a menos de dez. E numa prova tão grande e tão demolidora como o Dakar, estas diferenças são curtas.


A etapa de amanhã liga La Serena a Santiago do Chile, a capital do país, numa tirada com o total de 586 quilómetros, 238 dos quais em troço cronometrado.

Sem comentários: