sábado, 13 de março de 2010

A marcha do fracasso sobre o Anhembi

Desde que soube que a corrida de inicio de temporada da IRL 2010 seria nas ruas de São Paulo, na zona do Sambódromo, li e ouvi as opiniões das pessoas que estavam mais por dentro do assunto. Alguns estavam cépticos pelo facto da zona do circuito, ao lado do Rio Tietê, ser passivel de inundação, logo, poderia aquela parte estar cheia de água no fim de semana de corrida, outros estavam também cépticos por conseguirem montar um traçado numa área cheia de carros, cuja estrutura iria incomodar o já caótico trânsito de São Paulo.

Os receios foram confirmados, mas não por estas razões acima referidas. Foi por outra que não foi pensada durante este tempo todo: o asfalto na zona do desfile, ou seja, a recta da meta. Num fim de semana sem nuvens no céu, pelo menos este Sábado, as máquinas e respectivos pilotos tinham imensa dificuldade em controlar-se num asfalto que parecia... sabão.

E porquê? A explicação é simples. Naquela parte do circuito, o asfalto tem um produto banhado na pista durante o Carnaval, para deixar o solo brilhante, no sentido de proporcionar melhor visibilidade na transmissão dos desfiles das escolas de samba. Isso foi em Fevereiro, há umas seis ou sete semanas. E os organizadores não tiveram tempo de aplicar quimicos que proporcionassem a retirada desse produto.

E os resultados estão à vista. A qualificação foi adiada para amanhã de manhã, pelas 8:30, e a organização vai ter de fazer ranhuras naquela parte do asfalto para evitar que os pilotos escorreguem por ali. Eduardo Homem de Mello, o director do circuito, afirmou que os trabalhos no local devem ser realizados durante a madrugada.

Toda esta história me fez lembrar Dallas 1984. Há certos paralelismos com Sâo Paulo: pista urbana, a estrear pelos pilotos. Mas se nos Estados Unidos, o problema foi o imenso calor e o asfalto derretido, aqui a história é um pouquinho diferente. Mas provavelmente, isto deu mais munição aos céticos. E o aroma do fracasso está no ar, apesar das garantias de que a prova não será cancelada.

Veremos como é que isto se vai resolver. Como amante das corridas, espero que seja a bem.

2 comentários:

Germano disse...

foi um "deixa que eu deixo" épico

Salvador não conseguiu segurar a prova...viraram-se pro Rio...afinal Rio 400 etc...temos um oval e iremos usá-lo...mas, ei! Não temos mais oval...não tem problema faremos um traçado bizonho no aterro do flamengo (o que é inviável...geraria muito transtorno e a população local iria querer a cabeça da autoridade responsável)...erm, ah...temos Sampa!!! lá tem F1..então tem infra pra isso...Mas Bernie travou dizendo que só ele e seu pessoal pode brincar em Interlagos...então danou-se! onde vamos fazer??? ahá! temos o Anhembi...vamos por pra jogo...mas só podemos adequar após o carnaval

pelo jeito que a coisa rolou, e o tempo que tiveram...fizeram milagre!!!

Speeder76 disse...

É... foi um milagre mesmo! E demonstra que a diferença entre o sucesso e o fracasso é uma fina linha. Dou os parabéns por terem feito tudo bem, e espero que no ano que vêm aprendam com estas atrapalhações.