domingo, 4 de julho de 2010

WTCC 2010 - Portimão (Corrida 1)

O WTCC foi este fim de semana apanhar sol nas paisagens algarvias, e para os locais, tem sido um excelente fim de semana, pois viram Tiago Monteiro a ter um fm de semana de sonho. Ontem foi a pole-position para a primeira corrida, e esta tarde, debaixo de um intenso calor, mas com milhares de espectadores que trocaram a praia pela corrida, conseguiu a vitória, a primeira do piloto português este ano, batendo o Chevrolet Cruze de Yvan Muller.

A corrida começou com Monteiro a segurar a liderança, alargando-a para cerca de um segundo sobre o Chevrolet de Muller. As voltas passavam e a diferença entre primeiro e segundo foi-se mantendo entre os 1,2 e os 1,5 segundos de diferença, até que na sétima volta, Muller levou o seu Chevrolet mesmo atrás da traseira do Leon de Monteiro, que depois cometeu um pequeno erro à saída de uma curva, saindo largo demais e permitiu ao francês tentar uma ultrapassagem. Contudo, Tiago Monteiro manteve o sangue-frio e permaneceu na frente.

A partir daí Muller percebeu que lhe iria ser muito difícil bater Monteiro em Portugal, ao mesmo tempo que o português se voltou a distanciar um pouco, vencendo e convencendo, com Muller a contentar-se com a segunda posição, à frente do Seat León do italiano Gabriele Tarquini. O brasileiro Augusto Farfus foi o melhor dos pilotos dos BMW, chegando ao fim na quarta posição, à frente do Chevrolet Cruze de Alan Menu.

No final da corrida, Tiago Monteiro estava eufórico com o resultado: "Sabia que não ia ser fácil e isso confirmou-se na pista. Arranquei bem da 'pole', consegui defender a minha liderança e felizmente que a batalha atrás de mim permitiu conseguir alguma vantagem. Isso foi determinante, pois acabei por cometer pelo menos dois erros que me poderiam ter saído caro.

Pude ainda baixar momentaneamente a cadência de forma a poupar os pneus para o final da corrida, numa altura em que a pressão do Yvan Muller mais se acentuou. Mas acabou por me sair tudo bem e conseguir esta segunda vitória em pistas nacionais, depois de ter ganho também há dois anos no Estoril", referiu, em delcarações captadas pelo Autosport português.

A segunda corrida acontece daqui a pouco, às 16:30 locais.

Sem comentários: