domingo, 17 de abril de 2011

McLaren M2B: o primeiro chassis de Bruce McLaren na Formula 1

(...) "Em 1966, aproveitando o facto de a Formula 1 estrear uma nova regulamentação, usando motores de 3 Litros, decide que era a altura da McLaren construir o seu próprio chassis: o modelo M2B. Para isso, McLaren, que era engenheiro de formação e tinha como adjuntos os americanos Teddy Mayer e Tyler Alexander, contratou o britânico Robin Herd, que tinha estado na industria aeroespacial (colaborara no projecto do Concorde) para o ajudar e este desenhou um chassis monocoque aparentemente simples por fora, mas inovador por dentro, pois tinha Mallite, um compósito que combinava madeira de balsa que era comprimida entre duas folhas de aluminio, que fazia um chassis leve, mas muito resistente, quinze anos antes das fibras de carbono, usadas pela primeira vez... num McLaren.

Contudo, a ideia era inovadora no papel, mas quando se passou para a prática, revelaram-se muitas dificulades em termos estruturais, pois inicialmente, era para ser colocado em todo o carro, mas no final teve-se de ficar pela camada exterior do chassis. Mesmo assim, tornou-se num dos chassis mais rígidos de sempre, com uma resistência torsional de 10.000 libras por polegada, o que era impressionante naqueles tempos." (...)

Esta é parte da história do primeiro chassis que Bruce McLaren fez na Formula 1, faz agora 45 anos. De começo modesto, com algumas inovações, sofreu com motores pouco potentes e conseguiu apenas três pontos, mas serviu de ponto de partida para que McLaren tivesse uma carreira bem sucedida como construtor quer na Formula 1, quer na USAC, quer também na Can-Am. Até ao fatídico dia 2 de junho de 1970, altura em que sofreu o seu acidente fatal na pista de Goodwood, na Grã-Bretanha, McLaren teve tempo para se tornar num bem sucedido construtor e ver a sua equipa se transformar num caso de sucesso.

E esse chassis também ficou famoso por fazer parte daquele que muitos consideram como o melhor filme de automobilismo de sempre: "Grand Prix". Pilotado pelo americano Pete Aaron, personagem interpretada por James Gardner, o McLaren transformou-se em "Yomura" e tornou-se campeão mundial no ficcionado campeonato do mundo de 1966 mostrado naquele filme, dirigido pelo diretor John Frankenheimer e vencedor de três Oscares na área técnica. E é essa história que pode ler hoje no sitio Pódium GP.

Sem comentários: