domingo, 17 de abril de 2011

Indy Car: Mike Conway vence a sua primeira corrida da carreira em Long Beach

Quase um ano depois do seu arrepiante acidente nas 500 Milhas de Indianápolis, onde ficou de fora para o resto da temporada de 2010, o piloto britânico Mike Conway foi o surpreendente vencedor da corrida nas ruas de Long Beach, a terceira prova do campeonato de 2011. O terceiro vencedor em três provas, deu á Andretti a sua primeira vitória do ano e o regresso de um numero mítico do automobilismo no lugar mais alto do pódio: o 27.

Não foi uma corrida muito emocionante, de inicio. As primeiras 26 voltas podem ter decorrido sem bandeiras amarelas, mas também não houve sequer... ultrapassagens. As disputas foram zero, apesar dos pilotos andarem todos juntos. As unicas emoções foram a má largada de Bia Figueiredo - que estava de volta após uma operação ao pulso, fraturado em St. Petersburg - onde perdeu uma volta nas boxes logo de inicio.

As coisas começaram a acontecer quando os carros fizeram a primeira operação de reabastecimento, onde aconteceu o primeiro incidente de corrida entre Sebastien Bourdais e Marco Andretti. À saída das boxes, o neto de Mário Andretti empurrou o teteracampeão da CART á parede e ambos colidiram. Pouco depois, a corrida recomeçou com Ryan Briscoe na frente, mas os problemas continuavam a acontecer, com pequenos toques no muro, principalmente os KV Lotus de Ernesto Viso. Após nova relargada, na volta 68, os Penske de Will Power e Helio Castro Neves tocam-se entre si e saem de pista, atrasando-se irremediavelmente. Power acabou em décimo, o brasileiro na 12ª posição.

Com isto, nova paragem nas boxes e nova relargada, e a dez voltas do final, Mike Conway faz o seu assalto à liderança. Em duas voltas, passa de sexto para o primeiro posto, "voando" sobre os seus oponentes e indo-se embora, terminando no fim com uma vantagem de seis segundos sobre o segundo classificado, Ryan Briscoe. O escocês Dario Franchitti, que fez uma prova tática e conseguiu evitar os problemas dos outros, chegou ao fim no lugar mais baixo do pódio.

Atrás de Franchitti, outro piloto estreante, o canadiano James Hinchclife, acabou a prova na quarta posição, à frente do seu compatriota Alex Tagliani. Oriol Serviá foi o sexto, à frente da melhor mulher em pista, a americana Danica Patrick. A suiça Simona de Silvestro desta vez não foi feliz, bateu na primeira parte da corrida e acabou a três voltas do vencedor, na 20ª posição.

Depois de Long Beach, a IndyCar Series vai ao Brasil onde dali a duas semanas, a 1 de maio, correrá nas ruas de São Paulo.

Sem comentários: