sábado, 23 de abril de 2011

Do fundinho da grelha: Paul Belmondo

(...) "Nascido a 23 de Abril de 1963 em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, foi batizado com o mesmo nome do seu avô Paul (1898-1982), um escultor de renome, descendente de pobres italianos que emigraram em meados do século XIX para a Argélia, então colónia francesa. Em 1979, com 16 anos, começa a correr no karting e dois anos mais tarde, vence o Yamaha Karting Challenge, o mais prestigiado de França.

Isso fez com que considerasse o salto para os monolugares. Em 1982, pafrticipa no Volant Elf e vence, colocando-se ao lado de nomes do passado como Alain Prost e Didier Pironi. E nesse ano, está nas bocas do mundo por uma razão extra-pista: era namorado da princesa Stephanie do Mónaco, a filha mais nova de Ranier e Grace Kelly, e que adorava altas velocidades." (...)

Assim começa mais ou menos a história de um piloto que usou um dos apelidos mais famosos de França para fazer carreira por si mesmo. Apaixonado pela velocidade, Paul Belmondo tentou fazer uma carreira nesse dominio, alcançando a categoria máxima do automobilismo. Mas os seus feitos, naquela década de 90, foram mais devido ao tamanho da sua mala de dinheiro do que própriamente o seu talento atrás do volante...

Depois da Formula 1, fez carreira na Endurance e dos Turismos, ao longo do resto da década de 90 e no inicio deste século. Agora está semi-retirado, com a sua própria equipa, e até participa regularmente em alguns filmes na sua França natal, de uma certa forma a seguir os passos do seu pai. No dia do seu 48º aniversário natalicio, é o assunto do dia no site Pódium GP.

Sem comentários: