sábado, 23 de julho de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 10, Alemanha (Qualificação)

Confesso que fiquei algo surpreendido em ver Mark Webber em alta na Red Bull, que conseguiu esta tarde a sua segunda pole-position consecutiva nesta temporada. E mais: quem ele teve de bater foi o McLaren de Lewis Hamilton, que ontem dizia que não tinha muitas esperanças de conseguir um bom resultado hoje. Parece que se enganou. E para finalizar, ambos conseguiram desalojar Sebastien Vettel da primeira fila, algo que ainda não tinha acontecido este ano. Ironia das ironias: foi em "casa", na Alemanha.

Disputado debaixo de céu nublado, mas sem chuva, a qualificação começou com os pilotos a fazerem a sua marcação habitual na pista, e os pilotos da Hispania, Lotus e Virgin a ficarem com as últimas posições, mas a grande novidade dessa sessão foi que o Sauber de Kamui Kobayashi que não conseguiu a qualificação para a Q2, demonstração de que as coisas, por este momento, andam um pouco baixas para o veloz piloto japonês. Em relação aos novatos Daniel Ricciardo a Karun Chandhok, ambos foram batidos pelos seus colegas mais experientes, mas por pouco. E Timo Glock conseguira meter o seu Virgin entre os dois Lotus nesta qualificação, o que noutras circunstâncias, até seria um feito.

Na segunda sessão, talvez as grandes surpresas tenham sido a pobre performance dos Williams de Pastor Maldonado e de Rubens Barrichello, 13º e 14º na grelha e atrás do Force India de Paul di Resta. E o 11º posto, o pior lugar onde se pode estar, calhou a Nick Heidfeld que foi batido pelo seu companheiro de equipa, mas de resto era algo que não seria de surpreender numa qualificação destas.

E foi na Q3 que apareceram as surpresas. Primeiro que tudo foram a performance dos McLaren, que conseguiu ser suestimado por tudo e todos e graças a Lewis Hamilton, lutou pela pole-position até bem perto do fim, quando foi batido por Mark Webber. Apesar de tudo, a Red Bull mostrou logo nas suas primeiras tentativas a sua superioridade na pista, sempre com Mark Webber a mostrar o caminho. Quanto a Sebastien Vettel, não conseguiu mais do que o terceiro posto, mas bem batalhou para conseguir ficar pela 15ª vez consecutiva na primeira fila da grelha, mas desta vez não conseguiu. Será o terceiro, ao lado do Ferrari de Fernando Alonso.

Alonso e Felipe Massa focaram a mais de meio segundo um do outro, mas estão perto dos da frente e pode ser sinal do crescimento das performances da Scuderia nestas últimas corridas, e poderão ser capazes de começar a assustar a equipa austriaca. Nico Rosberg conseguiu ser o sexto no seu Mercedes, na frente de Jenson Button, que foi arrasado em toda a linha pelo seu companheiro, pelo Force India de Adrian Sutil, que esteve muito bem, e a fechar o "top ten", o Renault de Vitaly Petrov e o Mercedes de Michael Schumacher.

E este foi o resultado de uma qualificação a seco, no friorento Nurburgring. Amanhã, tudo se prevê para que chova na hora da corrida. Largaremos com o Safety Car em pista ou não?

Sem comentários: