sábado, 12 de novembro de 2011

WRC - Rali de Gales (Dia 3)

A tarde do terceiro dia do Rali de Gales demonstrou a reação de Jari-Matti Latvala ao pequeno despiste da manhã, onde o piloto finlandês partiu ao ataque e conseguiu ultrapassar Sebastien Löeb na segunda passagem pelos troços de hoje. Na segunda passagem por Hafren, Latvala ganhou o troço com 8,6 segundos de vantagem sobre Loeb e 22,3 segundos sobre Sébastien Ogier, passando logo para o comando. Nas duas especiais seguintes o piloto da Ford ampliou a sua liderança, conseguindo ganhar mais 4,6 segundos no derradeiro troço do dia e consolidando o primeiro lugar.

"Está tudo a correr bem, amanhã tenho de acordar bem e fazer tudo bem. Estou esfomeado pela vitória, quero vencer, estou com a minha concentração em alta. O Sébastien ganhou o seu oitavo título e pode ser que tenha perdido a 'faísca'...", sugeriu o finlandês.

Já Sebastien Löeb, confessou aos microfones do World Rally Radio que não entende onde é que falhou para ter perdido a liderança a favor do piloto finladês: "Não sei, não percebo, talvez ele seja muito melhor do que eu. Fiz um troço perfeito, podem ver no vídeo que não cometi qualquer erro. Para amanhã, a tática é continuar a atacar. Continuo a pensar que é possível vencer", referiu o agora novo campeão do mundo.

Mads Ostberg é o terceiro no final do dia, mas está a uns distantes cinco minutos da dupla Löeb-Latvala. O norueguês da Stobart-Ford teve problemas de motor ao longo da tarde, e ele teme que isso seja o prenuncio de problemas mais definitivos. Aos microfones da World Rally Radio, Ostberg confessou que não tem medo de desligar o seu motor, pois "pode não voltar a pegar". Mesmo assim, os quase três minutos que leva de vantagem sobre o seu compatriota Henning Solberg deixam-no mais à vontade em termos competitivos.

Contudo, Solberg não pode descansar sobre os seus louros, pois tem o Chris Meeke no quinto lugar, e com os seus problemas resolvidos e com o regresso ao seu melhor andamento, está cada vez mais a aproximar do irmão de Petter Solberg. O britânico Matthew Wilson é o sexto, seguido pelo holandês Dennis Kuipers e o estónio Ott Tanak, que está a debater com crescentes problemas no seu Ford Fiesta. A fechar o "top ten" está o russo Evgueny Novikov e o americano Ken Block, provavelmente a fazer o mais consistente rali da sua temporada.

Quanto a Armindo Araujo, apesar de ser atualmente o 11º classificado e de estar a aproximar do último lugar pontuável, pertencente a Ken Block, está a braços com problemas para arranjar o melhor acerto, refletindo-se isso no seu andamento e na forma como está a abordar os troços deste rali. Durante o Parque de Assistência da hora de almoço, a equipa alterou algumas disposições no seu Mini JCW WRC, mas essas alterações, segundo ele, não surtiram qualquer efeito.

"Estamos sempre em volta do problema mas não lhe conseguimos chegar a ele. Não tenho confiança no carro e está a ser um evento muito complicado para mim", referiu o piloto de Santo Tirso aos microfones da World Rally Radio. Para amanhã, Armindo espera alcançar a meta, naquele que é o objetivo maior para esta prova. "Amanhã iremos manter o mesmo ritmo e tentar não cometer qualquer erro. Até aqui temos conseguido isso e vamos tentar ultrapassar todas as dificuldades que ainda estão para vir", disse.

Quanto aos pilotos brasileiros, que tem como objetivo terminar o rali, Paulo Nobre terminou o dia na 42ª posição, a mais de 45 minutos, enquanto que Daniel Oliveira é 56º, a mais de uma hora da liderança. O Rali de Gales termina amanhã.

Sem comentários: