domingo, 13 de novembro de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 18, Abu Dhabi (Corrida)

Independentemente do resultado final ou do campeonato, a corrida de Abu Dhabi será marcada por algo inédito nesta época: Sebastian Vettel abandonou. Um furo lento logo na segunda curva, que fez com que entrasse em pião, impediu-o de conseguir chegar perto do recorde de vitórias de Michael Schumacher numa só época. Com isso quem beneficiou foi Lewis Hamilton, que liderou a corrida sem qualquer oposição até à bandeira da meta, vencendo pela terceira vez esta temporada, e provavelmente lhe deu uma grande injeção de moral, depois dos tempos dificeis que passava.

Mas comecemos pela partida. Apesar da pole-position do dia anterior, conseguindo "in extremis", Sebastian Vettel tinha a oposição de uns McLaren em grande forma ao longo do final de semana, e que prometiam dificultar a vida do bicampeão do mundo. Afinal de contas, não precisaram de se esforçar muito. Na partida, Vettel foi para a frente, mas a liderança durou... duas curvas. O pneu treseiro direito furou lentamente e entrou em pião, tentando regressar às boxes para substituir o pneu danificado. Contudo, quando chegou, os estragos eram demasiados e o alemão acabaria por desistir pela primeira vez nesta temporada.

Depois disso, foi uma corrida aborrecida, como sempre se teme quando a corrida acontece neste tilkódromo. Lewis Hamilton nunca foi incomodado ao longo da prova, e a ação ocorria nos lugares mais atrás. Não tanto no caso do segundo lugar, que cedo caiu nas mãos de Fernando Alonso, mas no caso do terceiro lugar, onde Jenson Button andou à luta por essa posição com o australiano Mark Webber, no Red Bull sobrevivente, e o Ferrari de Felipe Massa. Havia uma razão para Button andar na luta contra aqueles dois, porque teve problemas com o seu KERS, mas mesmo assim, isso não impediu de lutar - e conseguir - o terceiro lugar. Isto porque Webber apostou numa tática de três paragens, contra as duas de Button e de Massa.

Mas na frente, as coisas estavam imutáveis, por muito que Alonso se esforçasse, e após 55 voltas onde vimos o sol a pôr-se e a noite a surgir, Lewis Hamilton caminhou para a meta no sentido de comemorar a sua terceira vitória do ano - ainda por cima no dia de anos da sua mãe - e o seu dominio foi tal que provavelmente deverá ter afastado qualquer fantasma que tivesse na sua cabeça.

Fernando Alonso ficou com o segundo lugar, também numa corrida em que, apesar de ter dado o seu máximo, não conseguiu apanhar um Lewis Hamilton hoje mais do que perfeito. Jenson Button herdou o terceiro lugar, depois de Mark Webber ter feito o seu máximo para o ultrapassar, mas que uma paragem na última volta o ter impedido de ficar com o terceiro posto. E não perdeu o quarto lugar, porque Felipe Massa fez um pião na parte final da corrida, permanecendo na quinta posição.

Nos restantes lugares pontuáveis ficaram os Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher - com os dois a estarem separados por mais de vinte segundos - os Force India de Adrian Sutil e Paul di Resta, que conseguiram pontos mais do que suficientes para praticamente garantir o sexto lugar no Mundial de Cosntrutores, e o ponto final caiu nas mãos do sauber de Kamui Kobayashi, que depois de sete corridas, voltou a pontuar no campeonato.

E com as comemorações no pódio, num "champanhe" não alcoólico - é o que dá correr no Golfo Pérsico - acabou a penultima corrida da temporada de 2011, do qual ninguém tem saudades. Daqui a quinze dias vai ser o final da festa em Interlagos, que muitos devem estar a encarar com alívio...

Sem comentários: