quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Noticias: WTCC já tem calendário para 2012

Foi ontem publicado o calendário oficial do WTCC para a próxima temporada, e parece que haverão grandes novidades na competição. Se novas marcas poderão estar a caminho, como a Ford, a temporada terá novidades em termos de calendário. Ao todos são doze provas, e saem os circuitos de Oscherschleben e de Donington Park, pistas tradicionais do circuito do WTCC, e a competição globaliza-se, com provas nos Estados Unidos, Argentina - estreias absolutas - e o regresso a Marrocos, que foi cancelado este ano devido a problemas financeiros.

Entretanto, o tradicional começo da temporada, em Curitiba, passou agora para as mãos de Monza, que fará o seu arranque a 11 de março. As estreias absolutas serão na Austria, com o muito veloz circuito de Salzburgring, um novo circuito em Argentina, ainda por confirmar, e a pista de Sonoma, na California, que costuma receber provas da Indycar e da NASCAR.

Já quanto à prova portuguesa, em 2012 será no Autodromo do Estoril, isto depois da Câmara Muncipal do Porto ter declinado o convite dos organizadores de receber a prova nesse ano. Eles alegam dificuldades financeiras e logisticas para fazerem tal coisa fora dos dois anos de intervalo que eles costumam ter para organizar.

E quanto ao Estoril, tudo depende das negociações que estão a decorrer neste momento. Sobre isso, o diretor do circuito, Domingos Piedade, diz está esperançado, apesar de ainda não ter saído fumo branco: "Estamos a conversar e ainda não há a certeza de que prova se vai realizar no Estoril. Só organizamos provas que não deem prejuízo. Se for possível faz-se, e estou convencido que irá haver WTCC no Estoril.", afirmou, em declarações ao jornal Público.

Eis o calendário completo:

11 de março – Monza (Itália)
1º de abril – Valência (Espanha) *
15 de abril – Marrakech (Marrocos)
6 de maio – Hungaroring (Hungria)
20 de maio – Salzburgring (Áustria)
3 de junho – Estoril (Portugal) **
8 de julho – circuito a confirmar (Argentina)
22 de julho – Curitiba (Brasil)
23 de setembro – Sonoma (EUA)
21 de outubro – Suzuka (Japão)
4 de novembro – Xangai (China)
18 de novembro – Macau (Macau)

* sujeito a homologação do circuito
** sujeito a aprovação do contrato comercial com os promotores do circuito

Sem comentários: