sábado, 14 de janeiro de 2012

João Silva e o seu sonho dos ralis

Descobri isto na quarta-feira à noite, mas conhecia o projeto há algumas semanas. João Silva em 23 anos vem da ilha da Madeira, a exemplo de Bernardo Sousa, e venceu em 2011 o campeonato nacional de rali, na categoria de duas rodas motrizes. Contudo, ele também tem como grande objetivo trilhar os mesmos caminhos dele e de Armindo Araujo, que estão no Mundial WRC. Para isso, inscreveu-se no WRC Academy, uma espécie de escola para os pilotos mais jovens, que tem o seu próprio campeonato. Para terem uma ideia, o vencedor foi o irlandês Craig Breen, que bateu o estónio Egon Kaur na última prova do ano, vencendo um chorudo prémio de meio milhão de euros.

No final da semana, a sua candidatura foi aceite pela FIA, e ele agora tem de entregar até ao dia 1 de fevereiro metade do valor total de inscrição, que é cerca de 140 mil euros. E para isso, e não só, fez uma página no Facebook dedicada a isso, com o objetivo de dar a conhecer o seu projeto e angariar fundos provenientes dos seus fãs para fazer as seis provas do campeonato, que começará em Março, em Portugal. O que ele pede é simples: se cada fã der 20 euros por cada rali que ele fizer x 6, num espaço 10 por 5 centímnetros, dá 180 euros por pessoa. Agora imaginem cem pessoas a fazer isso, não é?

Já agora, o carro que vai disputar essa WRC Academy é o mesmo de todos: um Fiesta R2 preparado pela M-Sport e com pneus Pirelli.

Pessoalmente, desejo-lhe boa sorte na sua internacionalização. Ver um português num sitio como o WRC Academy já é um excelente inicio de carreira, e se as coisas lhe correrem bem, então melhor ainda. 

Boa sorte, João!

Sem comentários: