domingo, 4 de novembro de 2012

Viu a corrida, mas perdeu o exame

Contado, ninguém acredita. Mas aconteceu. Uma das histórias do dia no Brasil foi que uma menina de 18 anos perdeu o seu exame final de ensino médio, conhecido pela sigla ENEM, porque o seu pai lhe esqueceu de a levar para a escola. O motivo? Ele estava a ver o Grande Prémio de Abu Dhabi.

A história é contada pelo site G1, da Rede Globo. Em Vilhena, no estado da Rondónia, a jovem Carolina Weiber, de 18 anos, tinha de fazer hoje o exame para poder tentar a sua sorte no curso de engenharia de produção agroindustrial. Era a terceira vez que ia tentar a sua sorte, mas como o seu pai, em vez de a levar para a escola, decidiu ficar mais alguns minutos para ver se Sebastian Vettel iria ou não apanhar Fernando Alonso ou se Kimi Raikkonen iria dar à Lotus a sua primeira vitória em 25 anos.

Resultado: a entrada na universidade ficou adiada por mais um ano. “Não acredito que eu perdi a prova. Estudei tanto para poder fazer a redação e agora todo o esforço foi perdido, jogado no lixo”, diz a jovem. “Agora vou ter que esperar para poder fazer o ENEM no ano que vem, pois não tenho condição de pagar uma faculdade, ainda mais no curso de engenharia de produção agroindustrial, que é muito caro. O ENEM é a minha única chance de fazer um curso superior”, finalizou.

Deseja-se melhor sorte para a próxima. De preferência, que a prova não calhe no mesmo dia de um Grande Prémio...

6 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Só quero fazer duas perguntas:

Ela também precisa do paizinho para levá-la até a balada?

Ela também precisa da mãezinha para lavar a calcinha?

Marcel Santos disse...

Outra pergunta:

Os exames de acesso à Universidade fazem-se a um Domingo...?!?

Curso à La Socrates? (private joke tuga) :D

Speeder76 disse...

Marcel:

No Brasil, os exames de acesso à universidade são feitos ao fim de semana, não e como nós em Portugal.

Julio Cezar Kronbauer disse...

Os exames, as provas, os concursos públicos, quase tudo no Brasil é feito nos finais de semana, mais precisamente no domingo, que é o único dia livre disponível para muitas pessoas.

A não ser as provas de universidades federais, que iniciam, sim, num final de semana, mas se prolongam até o meio da semana seguinte, e duram quatro ou cinco dias.

Vale lembrar que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) serve apenas para conseguir uma pontuação, que pode ser utilizada para ingresso em universidades que aceitam o ENEM como forma de ingresso.

Algumas adotam um peso maior ou não, dependendo da instituição e curso preterido. Em alguns casos, nem é necessário prestar o tradicional vestibular.

Ron Groo disse...

A menina quer ser engenheira e não sabe nem ir fazer uma prova sozinha? Tá certo.

Daniel Machado disse...

Ela podia ir de ônibus. E do jeito que ela riu pra foto, nem parece triste por ter perdido a prova.