sexta-feira, 19 de julho de 2013

O primeiro teste oficial de Susie Wolff

O último dia destes testes não ficou só marcado pelo melhor tempo de Sebastian Vettel no seu Red Bull, mas também ficou marcado pelo facto de pela primeira vez em um ano vermos uma mulher a guiar um carro de Formula 1. Susie Wolff, ex-Stoddart, a mulher de Christian "Toto" Wolff, deu 89 voltas ao volante de um Williams FW35, fazendo tempos decentes. O seu melhor tempo foi de 1.35,093, a pouco mais de dois segundos do melhor tempo de Sebastian Vettel, que foi de 1.32,894.

Mais do que a relatividade dos tempos, ou de saber se Wolff rodou com pneus médios ou moles, é saber como é que ela se comportou dentro do carro. "Fisicamente, não foi fácil, mas era o que estava à espera. O unico grande problema que tive foi que o meu lugar mexia um pouco quando estava dentro do carro. Quando fiz as paragens nas boxes, durante a tarde foi benéfico para mim, pois aprendi muita coisa sobre a melhor maneira como abordar as pragens. Foi uma experiência fantástica", referiu.

"A equipa fez um bom trabalho comigo ao longo do dia, mostrando passo a passo como é que as coisas são feitas. Gostaria de ter andado com os pneus novos, pois acho que não tirei o melhor partido dos pneus médios", concluiu a piloto de 31 anos.

Sobre a sua performance, o engenheiro-chefe Xevi Pujolar elogiou a performance de Wolff: "A Susie fez hoje um grande trabalho para nós. Fizemos alguns testes aerodinâmicos, enquanto ela se familiarizava com o carro, e depois levamo-la a fazer algum trabalho em termos de performance. Na parte da tarde, decidimos que ela faria algumas simulações de paragens nas boxes para troca de pneus. Fizemos alguns bons progressos e a Suise foi muito boa nesta área, fazendo tudo certo", concluiu.

Parece que a Susie Wolff não fez nada feio num teste como este. Contudo, este é apenas um mero teste e ela teve apenas direito a um dia no carro. É certo que agora os dias para testes estão contados, mas parece que, caso fosse piloto titular, não faria feio contra os Caterham e os Marussia. Quanto ao resto do pelotão... francamente, tenho algumas duvidas. Mas este ano, o carro da Williams é, infelizmente, pior do que o do ano passado.

Sem comentários: