sábado, 22 de fevereiro de 2014

CNR - Rali Serras de Fafe: o relato

Este é um sábado marcado pela prova inaugural do Campeonato Nacional de Ralis de 2014, com o Rali Serras de Fafe. E foi emocionante, com os dois primeiros a ficarem separados por meros 1,3 segundos, numa batalha entre S2000. neste caso, o local Pedro Meireles, que conseguiu ser mais veloz do que o estónio Martin Kangur, o unico que tinha um Fiesta sem ser um R5.

Mas o Rali Serras de Fafe começou bem antes, na véspera. A pouco mais de 24 horas do começo do rali, Victor Tamarazov anuncia que não vai participar, pois não consegue tirar o seu Ford Fiesta S2000 da Ucrânia devido à complicada situação politica que se vive naquele país. Assim sendo, o numero de inscritos caiu para 24 carros.

O Rali Serras de Fafe começa com Ricardo Moura, o campeão, a ser o primeiro líder do rali, conseguindo uma vantagem de 5,8 segundos sobre o outro Skoda Fabia de Pedro Meireles. José Pedro Fontes era o terceiro, com um Subaru Impreza STI, e o veterano Rui Madeira fazia o quarto melhor tempo, e a ser o melhor dos Fiesta R5, na frente de Adruzilo Lopes e de Martin Kangur. Diogo Salvi e João Barros eram respectivamente oitavo e nono com os seus Fiesta R5, perdendo mais de meio minuto só nessa classificativa.

Pouco depois, João Barros estava fora de combate: um problema de transmissão o obrigava a encostar-se à berma da estrada. Nessa altura, Ricardo Moura alargava a vantagem para 11,3 segundos sobre Meireles, e pareciam que estavam numa batalha à parte, pois o veterano Rui Madeira estava a 25,3 segundos da liderança. E no final da manhã, as coisas não se tinham modificado muito, embora a diferença de Moura para Meireles estava em dez segundos. Atrás, José Pedro Fontes era outra vitima do rali, devido a problemas com o Turbo do seu Subaru.

Esperava-se que o duelo fosse mais acirrado à tarde, mas na sexta especial, a de Luílhas, ditou uma mudança de líder, com Ricardo Moura a abandonar devido a um toque numa pedra, que danificou o seu carter. Com isto, Pedro Meireles era o novo líder, e parecia que os 29,1 segundos de avanço sobre Rui Madeira seriam mais do que suficientes para ter um final tranquilo. Mas nessa altura, Madeira era asediado por Kangur, que começava a adaptar-se melhor nas classificativas de Fafe e começou a pressionar os da frente. Ficou logo com o segundo lugar e nas classificativas seguintes, tentou apanhar Meireles, vencendo as classificativas e reduzindo a vantagem para 9,5 segundos à entrada da última classificativa.

E aí, apesar de Kangur ter sido o melhor, Meireles fez o suficiente para vencer o rali, com 1,3 segundos de vantagem sobre o piloto estónio. Rui Madeira completava o pódio, a 29,9 segundos de Meireles e o melhor dos Fiesta R5, levando a melhor sobre Adruzilo Lopes e Diogo Salvi, outro dos pilotos com o Fiesta R5.

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