sábado, 12 de julho de 2014

Considerações em mais um aniversário

Está um belo sábado de praia. As mensagens de parabéns acumulam-se e tento responder a todas elas da melhor maneira possível. Não há Formula 1 neste fim de semana, mas existem outras manifestações automobilísticas como a Indy ou o DTM. Mais logo, vou jantar com um grupo de bons amigos meus para comemorar o inicio da 38ª volta desta corrida que é a minha vida.

Sempre achei que vivia tempos interessantes, e sinto que por estas alturas, estou a passar por elas. Vejo a Formula 1 a atravessar mais um período de domínio, saindo a Red Bull e passando para a Mercedes, vejo as pessoas a contar os dias até que Bernie Ecclestone saia de cena, mas também vejo outras coisas automobilísticas, algumas que pareciam irreais, se contadas há meia dúzia de anos. Vamos ter uma competição de carros elétricos, e há uns dias vi uma firma a ceder de bom grado todas as suas patentes em nome da ideia de que todos nós temos de nos libertar dos combustíveis fósseis. Se vamos conseguir isso no futuro, só o tempo dirá.

Mas neste meu aniversário, também vejo outras coisas em termos pessoais. Acho que certas coisas, que pareciam inalcançáveis há pouco tempo, poderão acontecer ao virar da esquina. O meu caminho nunca foi suave e fácil. Aliás, o meu percurso mais parece um "caminho das cabras" do qual ando com um Land Rover de primeira geração, sem as "firulas" que os carros atuais têm agora. Mas a coisas boa que esse caminho de cabras me deu foi uma maior determinação para alcançar os meus objetivos, e uma enorme paciência para alcançá-los.

Quem ainda não sabe, ou já esqueceu, este meu aniversário está a ser comemorado com uma cirurgia ao horizonte. Vou a caminho da minha oitava - ou nona, já perdi a conta - mas é uma coisa simples, ao que me contam, pois é tirar a vesícula e em dois dias estarei em casa. Daquilo que já passei, só acreditarei nisso quando passar por ela, não sei é quando, mas deve ser até ao final do ano. Quando for a altura, eu aviso por aqui.

Mas nem tudo é mau: existe um projeto no horizonte, do qual "está a andar à velocidade do caracol parado", mas sei que a vontade de ambas as partes é de o montar, porque o potencial de sucesso é grande. E se correr bem, poderá ser que consiga algo que sempre procurei: prosperar fazendo o que gosto. Mas não conto mais porque tenho "aquele medo" de que as coisas se compliquem e não aconteçam.

Contudo, o meu instinto nas últimas semanas está a deixar-me otimista e positivo. Tenho aquela sensação de que coisas boas estão no horizonte, e que o caminho das cabras se transforme numa plácida auto-estrada com quatro faixas de cada lado. Espero bem que sim, porque se nem sempre poderemos ganhar, também acredito firmemente que não somos eternos perdedores. Toda a luta têm o seu objetivo, o chato é que as coisas demoram demasiado tempo para as nossas ansiedades. É aí que entra a paciência.

Bom, é isso que consigo dizer por hoje. Obrigado a todos pelas vossas manifestações de carinho, vou tentar responder a todas elas. Bom fim de semana!