terça-feira, 1 de julho de 2014

Rumores do dia: Caterham com novo dono, Lotus com Mercedes em 2015

Primeiro rumor: A Caterham têm novo dono.

Todos sabem desde sexta-feira que Tony Fernandes decidiu vender a sua equipa de Formula 1. Já era algo esperado, depois dos avisos feitos no inicio do ano, em que investiu mais de cem milhões de euros desde 2010, sem ver qualquer ponto. Os maus resultados no inicio da temporada, a par do que aconteceu à Marussia no Mónaco, onde alcançou os seus primeiros pontos, com o nono lugar de Jules Bianchi, foram a "gota de água" para Fernandes, que decidiu então virar-se para o futebol, onde o "seu" Queens Park Rangers subiu no final da última temporada à Premiership.

Para além disso, a queda do negócio com a Renault, que tinha feito uma parceria com a Caterham para fazer reavivar a Alpine, também contribuiu para o final do negócio. Assim sendo, o Joe Saward fala no seu blog que o novo comprador poderá ser de origem suiça, com o capital vindo do Médio Oriente. Por lá também se fala que poderá ser contratada uma equipa técnica "de emergência" com o objetivo imediato de alcançar o nono lugar do campeonato de Construtores, que pertence agora à Marussia.

Uma coisa é certa: o anuncio será feito esta quarta-feira. E que o negócio só envolverá a equipa de Formula 1, já que Fernandes manterá o negócio dos carros de estrada.

P.S: Surgiu agora um "tweet" afirmando que a pessoa que dará a cara por este consórcio será o ex-piloto holandês Christijan Albers. A ser verdade, quero acrescentar que grande parte da sua carreira automobilistica foi associado a outra personagem da Formula 1: Colin Kolles. Que se fala estar por trás do projeto romeno da Forza Rossa. Nunca se sabe...

Segundo rumor: a Lotus vai trocar os Renault pela Mercedes

Os maus resultados desta temporada por parte dos motores Renault fizeram com que a Genii Capital procurasse uma alternativa mais barata - e mais competitiva - para a temporada de 2015, e parece que já conseguiram: a Mercedes irá equipar os carros de Enstone a partir da próxima temporada. Eles vão ficar com o lugar da McLaren, que como sabem, terão motores Honda no ano que vêm.

O anuncio poderá acontecer no fim de semana britânico, e a acontecer, significará que a Renault ficará reduzida à Red Bull, Toro Rosso e Caterham.

Sem comentários: