sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Apresentações 2016: o Williams FW38

Não esperem grandes e dramáticas modificações para 2016 nos chassis de Formula 1. Numa véspera de transição em termos de regulamentos - em 2017, os carros serão mais agressivos em termos de desenho - creio que apenas a Haas F1 e provavelmente a Manor Racing é que verão modificações mais significativas sobre os seus chassis, porque de contrário, nas soluções que funcionam, não se mexe. E é isso que quando vemos o FW38, apresentado esta manhã em Grove, parece que estamos a olhar para o carro de 2015...

"A Williams começou a pavimentar o nosso regresso às equipas de ponta depois de terminar no terceiro lugar nas duas últimas temporadas do campeonato de construtores. Esta tem sido uma grande conquista, levando em conta os recursos que nós temos. Ficar onde estamos agora vai ser um desafio em si, mas estamos determinados a seguir melhorando, porque só ganhar nunca será o suficiente”, começou por afirmar o lendário fundador, Frank Williams.

Temos uma equipa muito estável em 2016, com Felipe e Valtteri juntos para a terceira temporada seguida. Eles trabalham bem em conjunto e ambos têm a combinação ideal entre velocidade e consistência. Nossa equipa técnica também se manteve muito consistente, isso vi nos dar vantagens, para além de termos algumas das melhores cabeças da engenharia à nossa disposição”, continuou.

Vamos ter algumas semanas bem movimentadas de testes pela frente, no sentido de entender um pouco mais do nosso pacote e deixar o carro preparado para a primeira corrida. Nós temos de esperar até Melbourne para saber exatamente onde nós estamos, mas estou confiante de que nosso árduo trabalho durante o inverno nos vai recompensar e nos manter numa boa posição", concluiu.

Já quanto aos pilotos, Felipe Massa e Valtteri Bottas, ambos estão confiantes de que esta evolução poderá fazê-los melhorar em relação à concorrência, dado que tem corrido juntos desde 2013, com bons resultados entre eles. 

Garantir o terceiro lugar no Mundial de Construtores por dois temporadas seguidas é uma grande conquista e isso nos traz uma grande expectativa, uma dinâmica do qual estou animado para seguir rumo a uma nova temporada. A equipa na fábrica tem trabalhado no duro neste novo carro e dedicamos muito tempo para entender onde precisamos melhorar”, começou por dizer o piloto brasileiro de 34 anos.

Tenho muita confiança na equipa e estou ansioso para guiar o FW38, para ver como se comporta. Estou igualmente satisfeito por ser o companheiro de equipa do Valtteri por mais uma temporada. Ele é muito talentoso e traz muitas coisas para a equipa”, concluiu Massa.

Este é sempre um momento muito interessante e emocionante do ano porque temos um carro novo e mal podemos esperar para leva-lo à pista e ver como ele se comporta e o quão rápido ele é. Tem sido um bom inverno e, pelo que vi, parece que estamos no rumo certo com este carro. Testar na semana que vem vai ser a nossa hipótese de ver quanto do nosso desempenho melhorou desde a última corrida. O desenvolvimento do FW38 tem sido positivo, pelo menos em teoria. Agora precisamos vê-lo em pista”, comentou Bottas.

A Williams estará presente nos testes coletivos, que começam na semana que vêm, em Barcelona.

Sem comentários: