sexta-feira, 13 de maio de 2016

O que deve saber sobre o novo campeonato nacional de velocidade?

Este fim de semana, o automobilismo nacional começa a mostrar as suas garras no circuito Vasco Sameiro, em Braga. E nos últimos anos, depois de acabar o PTCC, eles andaram com GT's e depois com protótipos, que foi esse o campeonato que durou até 2015. Contudo, em 2016, resolveram trocar de modelos de carros e aderir ao TCR, o Touring Car Racing internacional, que está a criar categorias continentais, internacionais e nacionais. Este ano, já contamos com séries em Espanha, Alemanha, Itália e Rússia, para não falar nas competições na Europa, Ásia e de futuro, na América Latina.

A competição, organizada pela Full Eventos, vai ter três categorias: a TCR, com carros regulamentados pela mesma competição, a TCC e a TCS. A primeira tem a ver com carros provenientes de troféus, como o Abarth 500 ou a Seat Leon Supercopa, e têm três sub-categorias, a 1,4: a 1,6 e a 2.0 A segunda, são carros provenientes de automóveis de série, uma espécie de Grupo N. O regulamento seguido é o que há em Itália e terá quatro categorias: 1,4, 1.6, 1.8 e 2.0.

Quanto às corridas, vai haver de dois tipos: a Sprint, que vai ter duas corridas de 25 minutos cada, após a realização de dois treinos livres de meia hora cada e dois treinos cronometrados de 15 minutos; e o Double Sprint, com quatro corridas de 20 minutos cada um, mantendo-se os treinos livres e os cronometrados.

Em relação aos candidatos, há três equipas com ambições de vitória: a Novadriver, a Speedy Motorsport e a Veloso Motorsport, todas elas veteranas no panorama nacional. Estas três equipas alinharão com duplas, e cada um terá um carro diferente: a Novadriver andará com um Volkswagen Golf, enquanto que as outras duas andarão de Seat Leon. O primeiro alinhará com o veterano Manuel Gião, ao lado do novato , enquanto que na Speedy, a mesma combinação juventude/experiência vai ser preenchida com Rafael Lobato e César Machado. Na Veloso, a dupla será constituída por Francisco Carvalho e Nuno Batista, estes dois bem veteranos nas pistas, já que competem desde meados dos anos 90.

Queremos o título. Apostamos forte e seria uma desilusão não chegarmos ao final do ano na qualidade de campeões. Eu e o Nuno Batista, piloto que dispensa apresentações, vamos enfrentar este desafio com motivação máxima, contando com o apoio essencial da Veloso Motorsport, uma das mais prestigiadas e competentes equipas europeias”, disse Carvalho à Autosport portuguesa, por alturas da apresentação do seu novo projeto.

Sempre quis montar e integrar um projeto capaz de vencer o CNV em termos absolutos e isso foi possível este ano. Sendo o Francisco Carvalho um dos melhores pilotos portugueses em carros de turismo, tê-lo como companheiro de equipa é excelente. Penso que temos reunidas as condições, para em conjunto com a Veloso Motorsport abordar todas as corridas com o objectivo de vencer e garantir o título”, comentou Nuno Batista.

Para Rafael Lobato, o vice-campeão em título, deseja alcançar o título com o carro da Speedy Motorsport: “Espero que seja uma boa época, em que tanto eu como o César nos adaptemos bem ao Seat da Speedy Motorsport. O César é um excelente piloto, já o demonstrou ao longo dos anos passados e é o actual campeão dos Fórmula Ford. Contamos fazer um campeonato com regularidade e ir evoluindo com o decorrer das provas, com o objectivo de, no fim, sermos campeões nacionais”, comentou esta semana, durante a apresentação do seu projeto.

Mas nem todos correrão em duplas. Um exemplo é o de José Rodrigues, que competirá sozinho com o Honda Civic TCR preparado pela JAS Motorsport, a mesma que prepara os Honda de WTCC. e terá entre outros o apoio... do Benfica. E mesmo a correr sozinho, a ambição é a mesma: vencer.

"A ambição será sempre vencer. Corrida a corrida terei os olhos postos na vitória. Se assim não fosse, não estaria no Nacional de Velocidade, que será dos mais fortes dos últimos anos", comentou.

Eis o calendário completo do Campeonato Nacional de Velocidade de 2016:

14/15 Maio - Circuito Vasco Sameiro (Braga)
26 Junho - Circuito de Vila Real
9/10 Julho - Autódromo Internacional do Algarve (Portimão)
6 Novembro - Circuito de Jerez
26/27Novembro - Autódromo do Estoril (a confirmar)

Sem comentários: