segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O alinhamento dos privados no WRC

A partir desta temporada, os pilotos privados poderão ter a hipótese de fazer alguns ralis no WRC a bordo dos carros da categoria principal. Não que fizessem anteriormente, mas as suas chances eram bem menores, e o próprio WRC também não ajudava. 

Nesta temporada de 2018, já há um piloto que afirmou que vai correr, e outro que pretende participar com o seu carro. No primeiro caso, o veterano Jourdan Serderidis (54 anos!) vai estar com a M-Sport (seu carro na foto) nos ralis da Alemanha e Austrália, da mesma forma que Bryan Bouffier fez a mesma coisa nos ralis de Monte Carlo e Córsega. Serderidis, que venceu o WRC Trophy em 2017, ficou feliz com a decisão.

Estou muito feliz por regressar com a M-Sport, ainda por cima por ser com a última versão do Ford Fiesta WRC, que é o melhor carro de ralis de hoje em dia. Sei a grande possibilidade que tenho e vou fazer os esforços necessários e a melhor preparação possível para aproveitar ao máximo esta oportunidade. Quero terminar nos 15 primeiros na Alemanha e entre os 10 primeiros na Austrália”, disse o piloto grego.

Um pouco mais novo do que Serderidis (apenas... 47 anos!), Nasser Al Attiyah dispensa apresentações, mesmo no WRC. Al Attiyah poderá estar mais ocupado com o Dakar, onde foi segundo classificado este ano, mas desde há algum tempo que anda a convencer Tommi Makkinen para que ele lhe alugue um Yaris WRC para alguns ralis, a começar já no México. Fala-se que o acordo seria por cinco ralis - incluindo Portugal - mas por agora, tudo está a ser negociado.

Contudo, como o piloto qatari tem dinheiro e Makkinen já entregou três chassis totalmente novos para os pilotos oficiais da Toyota - Jari-Matti Latvala, Ott Tanak e Esapekka Lappi - um quarto chassis, quer seja em 2017, quer até ser outro totalmente novo - não seria obstáculo para alguém que tem como melhor resultado um quarto lugar no rali de Portugal de 2012, num Citroen DS3 WRC...

Em suma, será uma questão de tempo até que Nasser tenha o seu chassis e fazer uma aparição parcial no WRC de 2018. E provavelmente, outros privados aparecerão também a participar com os carros de fábrica...

Sem comentários: