sábado, 5 de maio de 2018

WRC: Fittipaldi recupera de cirurgia

Pietro Fittipaldi recupera da cirurgia que foi submetido às pernas após o acidente sofrido ontem durante a qualificação para as Seis Horas de Spa-Francochaps. O piloto brasileiro, neto de Emerson Fittipaldi, sofreu fraturas em ambas as pernas e esteve no Hospital Universitário de Liége para fazer reduzir as feridas depois do seu acidente no Radillon a bordo do seu DragonSpeed. 

"Pietro Fittipaldi está bem e sua condição é estável", disse a nota da FIA. "Ele foi operado ontem à noite por fraturas em ambas as pernas e a cirurgia correu bem. Ele permanece sob observação no Centro Hospitalar Universitário de Liege", completou.

"A perna esquerda, que sofreu uma fratura complexa, foi satisfatoriamente operada. Pietro estava completamente consciente ao sair da sala de cirurgia e foi capaz de descrever o que aconteceu com ele. Às 10h30 da manhã [deste sábado], hora local, ele deixou o centro de cuidados intensivos", acrescentou.

Segundo o seu pai, Gugu da Cruz, falou que a provável causa do acidente terá sido uma fala na eletrónica no seu carro. ~"O carro já tinha dado algum problema similar nos testes. Agora na classificação, ele vinha muito rápido. A equipe pediu 'full' naquela volta para fazer o mais rápido possível, mas alguma coisa aconteceu que o freio não funcionou e ele foi reto. Foi uma pane elétrica, uma falha mecânica", contou ao site Grande Prêmio.

E o seu pai revelou depois que Pietro iria fazer um teste pela Haas este mês, o que seria a sua primeira experiência na Formula 1.

Para Fittipaldi, vai ser uma longa recuperação pela frente. Ele, que tinha uma temporada cheia, dividida entre a SuperFormula japonesa, o WEC e a IndyCar Series - iria correr as 500 Milhas de Indianápolis no final do mês, irá ficar agora a recuperar do seu acidente, pelo menos até ao final do ano.

E o acidente causou uma onde de solidariedade por parte de outros pilotos, a começar pelo seu avô, Emerson Fittipaldi: "Pietro, você é campeão. Vai voltar logo, mais forte. Eu quero agradecer a todos vocês de todo o mundo pelas mensagens lindas, muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado", disse o bicampeão do mundo na sua página do Instagram.

"Acabei de ver esta notícia terrível, @PiFitti seja forte, companheiro, estamos todos aqui para apoiá-lo e eu sei que você estará de volta mais forte do que nunca!!" - postou Billy Monger na sua página do Twitter. Monger, atualmente na Formula 3 britânica, perdeu ambas as pernas após um acidente no ano passado em Donington Park, quando corria na Formula 4.

Sem comentários: