quinta-feira, 26 de julho de 2018

WRC: Nandan afirma não ser fácil a electrificação

No dia em que começa o Rali da Finlândia, Michel Nandan, o líder da Hyundai Motorsport, falou sobre o futuro dos ralis, especialmente a electrificação, algo do qual a FIA anda a discutir e do qual pretende introduzir uma forma de os ter na próxima década. Contudo, Nandan afirma que isso tem de ser feito sem incrementar os custos dos ralis. 

"É verdade que as outras disciplinas do desporto automóvel estão a seguir o caminho da electrificação ou dos híbridos ou de outras tecnologias", começou por referir Nandan numa entrevista à Race Tech. "É certo que o WRC provavelmente terá também de seguir este caminho, porque os construtores nos seus automóveis de estrada estão cada vez mais ligados na electrificação de componente", continuou.

Nandan fala que o caminho a seguir não está definido nem é consensual. E para além disso, há muitas opções na mesa e o que importa é que elas façam com que não aumentem os custos.  "Poderá ser o e-turbo (turbo eléctrico) sem entrar nos híbridos", afirmou. "Ninguém sabe o que vai acontecer, porque estamos apenas a conversar sobre isso", continuou.

"Quando se introduz novas tecnologias, como baterias ou motores eléctricos ou o que seja, os regulamentos devem ser bem feitos para manter o nível de custos". Nandan termina afirmando ser "muito fácil com as novas tecnologias incrementar os custos. Mas isso é algo a que a FIA está atenta. É por isto que é muito difícil decidir."

Sem comentários: