sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

A(s) image(ns) do dia


O Vietname irá receber em abril a sua primeira corrida de Formula 1 de sempre, e as obras encontram-se a todo o vapor, para serem acabados a tempo. As boxes estão feitas - fala-se que serão concluídas antes do final do mês - e o asfalto está a ser colocado, tudo para que em janeiro as coisas estejam prontas para receber Lewis Hamilton e companhia.

Este é um país de 90 milhões de habitantes, em forte desenvolvimento, copiando o modelo chinês, porque, como a China, e um país marxista-leninista. Aliás, Saigão, a sul, chama-se Ho Chi Minh, como São Petersburgo (e muitas outras cidades) se chamaram Leningrado (e outros nomes soviéticos) no tempo da União da Repúblicas Socialistas Soviéticas. A economia é aberta, mas até há relativamente pouco tempo, era complicado visitá-la, devido às burocracias com os vistos. Recentemente, porém, facilitaram as coisas para atrair mais turistas para um país que, comparado com a Tailândia, por exemplo, atrai uma fração dos turistas, e estas manifestações ajudam a atrair mais gente. 

O circuito, a propósito, é um "tilkódromo" construído na zona desportiva da cidade, à volta do Estádio Nacional. Existe zonas de imensas retas, mas também têm uma zona sinuosa  a lembrar as curas rápidas de Austin, o COTA. Não saberemos se será um sucesso esta pista mista - urbana com áreas construídas de raíz - mas que há um novo lugar no calendário, existe sim. 

Sem comentários: