terça-feira, 8 de março de 2022

A imagem do dia


Hoje é o Dia Internacional da Mulher, e como este lugar é para falar de carros, este ano calha perfeitamente bem, pois assim falo de algo que aconteceu, fez ontem 40 anos: a única vitória de uma mulher no Rali de Portugal. Mas a vitória de Michele Mouton - a segunda da sua carreira - ao volante do seu Audi Quattro numa prova que na altura tinha 40 (!) especiais de classificação, que dava uma volta ao pais, é digna de registo.

Os Grupo B estavam prestes a aparecer - aliás, fala-se que o Quatro foi o primeiro desses carros - mas em 1982, ainda tinha modelos como o Opel Manta 400, o Talbot Sunbeam Lotus, o Ford Escort 1800, entre alguns outros, todos com duas rodas motrizes. O Quattro era revolucionário - e curiosamente, estreou-se como carro zero num Rali do Algarve, em 1980...

Mas a maior revolução aconteceu quando eles contrataram Mouton, em 1981. Tinha mostrado todo o seu talento em carros como na Alpine e na Fiat, mas aquilo era a sua primeira experiência como piloto de fábrica. Assistida pela italiana Fabrizia Pons, aproveitou bem, primeiro ao triunfar em Sanremo, em outubro do ano anterior, surpreendendo muita gente, apesar de saberem que o Quattro era um excelente carro, mas em 1982, não tinha começado bem a temporada, pois batera em Monte Carlo. Um quinto lugar na Suécia compensou um pouco, mas não muito. 

Chegados a Portugal, a Audi alinhava com Mouton, o finlandês Hannu Mikkola e o austríaco Franz Wittmann. E antes da partida, avisava: “Quando corro é mesmo para ganhar! Dou-me bem com a terra de Arganil, do Buçaco, de Fafe, da Cabreira. E será aí, não o escondo, que irei atacar forte…”, disse, numa reportagem do Diário de Noticias.

E os que viam nas bermas da estrada não deixavam de a admirar, desabafando, quando passava: “Aí vem ela. Tem mais tomates que eu.

Das 40 especiais, ela triunfou em 17 e aproveitou bem a desistência do líder do campeonato, Walter Rohrl, para ficar com a liderança e não a largar até ao final, que aconteceria nas classificativas em redor da Serra de Sintra, perante dezenas de milhares de espectadores, para além das passagens no Autódromo do Estoril. Mouton acabou na frente do Toyota do sueco Per Eklund, do outro Audi de Wittmann e do Ford Escort de Carlos Torres, o melhor português e melhor privado. 

O segundo triunfo de Mouton já não era uma surpresa. Os pilotos já tinham reagido ao choque e agora a observavam como um dos seus. O que ainda não sabiam era que ia atrás de Rohrl e se iria candidatar ao título. 

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