terça-feira, 28 de novembro de 2023

WEC: O (pouco) futuro da Vanwall/Kolles


Quem olhou ontem para a lista de inscritos da classe Hypercar para 2024, não notou na presença da Vanwall/Kolles. E é verdade: a decisão do ACO e da FIA em rejeitar o Vanwall e aceitar apenas um dos dois Isotta Fraschini, numa altura em que a Glickenhaus desapareceu de cena, deixa claro que a classe Hypercar não é para os pequenos construtores. Apesar de Frederic Lequien, o patrão da WEC, ter afirmando que a decisão foi "dura".

Eu preferiria ter todos no grelha, mas temos um número limitado de carros [37] que podemos aceitar, então tivemos que tomar algumas decisões”, disse Lequien à Autosport britânica.

Acho que tomamos algumas decisões lógicas e corretas, mesmo que não tenham sido fáceis. Não farei muitos comentários sobre estas decisões: temos que tomar a nossa decisão com base em critérios diferentes, que estão claramente escritos nos regulamentos desportivos e para a Vanwall Racing alguns deles não estavam corretos.”, concluiu.

Segundo conta a mesma publicação, a rejeição da Vanwall tinha a ver com a sua incapacidade em ser competitiva. Ela terminou no sétimo e último lugar na classificação dos construtores de Hypercar, atrás da Glickenhaus, que disputou apenas partes da época antes de encerrar de vez o seu programa na classe Hypercar. A contribuir isso, o seu motor Gibson aspirado tinha um défice de potência que chegava aos 80 cavalos. 

Kolles afirma que tinha arranjado uma unidade turbocomprimida para 2024, que visava substituir este motor - seria a Pipo Moteurs. Agora, fala-se que poderá tentar modificar o carro no sentido de entrar na edição de 2025, ao mesmo tempo que desenvolverá dois automóveis de estrada totalmente eléctricos, o Vandervell S e a versão de alto desempenho S Plus.

Não é a primeira ocasião em que lidou com a rejeição da parte da ACO: em 2021, o projeto foi rejeitado, antes de ser aprovado em 2022.

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