domingo, 18 de março de 2007

Melbourne - A corrida

Raikonnen Imperial!

Sim, foi uma grande corrida para Kimi Raikonnen. Dominou-a do principio a fim, não dando hipóteses dos McLaren e aos BMW. Só perdeu a liderança nos reabastecimentos, que recuperou logo a seguir. Isso e mais a recuperação do Felipe Massa, fazem com que provavelmente a Ferrari seja a maquina a abater nesta temporada.

Quanto aos McLaren, eles são bons, e Fernando Alonso não sofreu com a mudança. Mas arranjou um companheiro de equipa que é capaz de ser um daqueles predestinados que só aparecem de 15 em 15 anos: Lewis Hamilton. Para uma corrida de estreia, foi excelente! Pena ter perdido o segundo lugar no segundo reabastecimento, mas pronto, o essencial foi conseguido: tornou-se no primeiro estreante a subir ao pódio (o último tinha sido Jacques Villeneuve, em 1996), e o primeiro de origem africana. Querem ver que a Formula 1 arranjou o seu Tiger Woods?

Quanto ao resto… Massa fez uma boa corrida, dadas as circunstâncias. Partir de último para chegar ao fim em sexto até foi bom. Parou uma vez, foi suficientemente agressivo para passar os seus adversários, não cometeu erros. Podia também ter passado o Giancarlo Fisichella no final da corrida, mas acho que ele preferiu ter três pontos na mão do que quatro a voar. Os BMW deram um ar da sua graça, com Nick Heidfeld em quarto, e o polaco Robert Kubica a desistir quando rolava em quinto. Vão ter melhor sorte para a próxima, garanto-vos eu!

Quem foi uma agradável surpresa foram os Super Aguri. Fizeram maravilhas nos treinos, mas na corrida sofreram da falta de testes. Mas acho que isso pode ser corrigido com o tempo. Os Toyota e a Williams safaram-se de boa em Melbourne. Nico Rosberg terminou em sétimo, Ralf Schumacher em oitavo lugar, sacando um ponto. Nada mau, para uma equipa com um péssimo chassis…

Quanto aos perdedores… O Heiki Kovalainen pagou pela estreia. Erros atrás de erros… Se tivesse feito uma boa corrida, teria pelo menos acabado em sexto. O nono lugar final sabe muito pouco para quem andou um ano inteiro a testar… Aquele acidente do David Coulthard ao Alex Wurz mostra que o escocês devia começar a pensar na reforma. Quanto à Honda, foram pífios. E a Spyker em geral, e ao Albers em particular… ridículos, simplesmente ridículos.

Pronto, foi uma madrugada bem passada. Daqui a três semanas há mais! Que venha Sepang...

Sem comentários: