quarta-feira, 21 de março de 2007

Extra-Campeonato II: O assalto ao poder

Desde que se soube a intenção de Paulo Portas em regressar à liderança do CDS/PP, sabia-se que o estado de conflito entre portistas (o Paulo, não o F.C.Porto), e castristas (o José Ribeiro, não o Fidel) iria inevitavelmente conduzir aquele que foi outrora o “partido do táxi” a um estado de Guerra Civil. Pois bem, as profecias cumpriram-se este fim-de-semana, num hotal de cinco estrelas de Óbidos. Empurrões, acusações de agressão, enfim, aquilo mais parecia o Zimbabwe

Como alguém disse, a libido de Paulo Portas pela liderança do CDS é tanta que acabou por fecundar o partido: esperam-se gémeos dizigóticos. Eu cá para mim acho que ele não gosta de fecundar, é mais a favor de coisas fortes e musculadas… um demagogo com algum jeito. Na segunda feira, o editor da Politica da SIC, Ricardo Costa, escreveu isto:

“O centro-direita estava quase de rastos em Portugal. Agora está moribundo. Quando tudo isto acabar (se é que acaba) metade dos dirigentes e deputados já nem se falam. Vão insultar-se, desconfiar e, possivelmente, desfiliar-se. É esta a história do CDS: renegou o fundador, perdeu presidentes, mudou de ideologia, perdeu gente e rumo. Agora vai um pouco mais fundo. O último que apague a luz.”

Isso já aconteceu: esta manhã, a deputada Maria José Nogueira Pinto já comunicou que se iria embora do partido depois da reunião do Conselho Nacional. Depois daquelas agressões, o que estava à espera?
Para mim, isto é mais um sinal que aquele partido está em fase de desagregação. De uma certa forma, desde há umas semanas a esta parte que se discute a refundação do centro-direita em Portugal. Já se ouviu que o Santana Lopes quer sair do PSD para formar um novo partido, agora temos isto do CDS… se da próxima vez, os militantes desse partido começarem a votar com varapaus, posso afirmar que já sei quem é o Mugabe português. Aí saberei que esse homem deixou de ser cómico para ser perigoso…

3 comentários:

Felipe Maciel disse...

Paulo Alexandre, posso não te conhecer mas se você gosta de fórmula 1 é porque tem bom gosto. Agradeço pela força e pretendo retribuir igualmente. Prentendo não, já retribui. Seu blog já está indicado.

Só estou curioso pra saber como você me descobriu.

Obrigado novamente. Abraço.

Felipe Maciel

Felipe Maciel disse...

Só mais uma coisa: meu blog é blogf-1.blogspot.com e não blog-f1.blogspot.com
É possível que você tenha se confundido com o tracinho na hora de digitar pq o link do meu blog dá numa página inexistente.

Vou aparecer mais, pode esperar.

Felipe Maciel

Speeder76 disse...

A correção está feita. Quanto à maneira como te descobri, digamos que vamos aos mesmos sítios...

Estás livre de comentar quando quiseres, mesmo nos posts mais antigos.

Um abraço, do outro lado do Atlântico!