sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Contado, ninguém acredita...

A Formula 1 actual nada tem a ver com a de há 30 anos. Os mais novos talvez devem estar fartos de ouvir isto, mas eu hoje apresento provas de que aquilo que nós, os mais velhos, andamos a dizer, é verdade. Querem ver?

Ontem, o blogueiro Luiz Alberto Pandini colocou um post sobre a Formula 1 de há 30 anos, onde o ambiente era muito mais descontraído daquilo que é agora. E um bom exemplo disso era que os pilotos podiam sentar nos carros dos outros sem problema algum...


Filipe W mandou as duas fotos acima, acompanhadas da seguinte mensagem:


"Olá Pandini,


Não sei se você se lembra de mim, mas já mandei alguns emails para você no GPtotal (um deles foi sobre a Brabham e os motores Alfa-Romeo). Achei, já faz algum tempo, duas fotos bem interessantes que mostram uma F1 muito diferente da atual, mais humana e, por que não, muito mais divertida nos seus bastidores, ainda mais se compararmos com hoje em dia, com casos de espionagem, carros fora do regulamentos, companheiros de equipe brigando entre si com golpes escusos de ambas as partes, discursos politicamente corretos etc... Enfim, a lista é longa!!!

Assim que contei dessas fotos para o Caíque ele falou para enviá-las a você. Aí estão!


Estou aproveitando e mandando uma cópia para ele também (não falei que um dia ia enviá-las, Caíque?)


A primeira foto é com Lauda sentado no cockpit do F5, mas a primeira versão daquele modelo. Na estréia, o Emerson bateu e teve que largar com o carro antigo, se bem me lembro.
A segunda também é muito boa, mostrando Hunt, um galhofeiro de primeira, sentado na Ferrari de Lauda com este tentando tirá-lo de lá. Mas repare nos semblantes de todos os envolvidos na cena. Dá para imaginar algo assim hoje em dia? Nem em sonhos!


Espero que você goste das fotos. Infelizmente, não tenho o crédito de quem as tirou. Abraços."


Não preciso dizer que gostei mesmo. Vale complementar: o F5 em que Lauda está sentado é o modelo da equipe Fittipaldi que deveria ter estreado no GP da Suécia de 1977. O acidente mencionado pelo Filipe aconteceu nos treinos para essa corrida e foi causado por uma falha na suspensão. O carro ficou destruído e Emerson teve que correr com o FD 04.


Sobre a segunda foto, observe que Hunt era piloto da McLaren, sentado em um carro da Ferrari, ambas - como hoje - disputando acirradamente o título mundial. Realmente, nem em sonho dá para imaginar Alonso ou Hamilton sentados "de brincadeira" no cockpit da Ferrari de Massa ou de Räikkönen.
Como vêm, a camaradagem e a harmonia na Formula 1 não eram mitos. Existiram mesmo. E estas fotos são prova disso...

3 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

É... e hoje não deixam nem os quatro tirarem uma foto juntos. Essa Fórmula 1 está perdendo a sua alma, infelizmente.

Grande abraço!

Rogério Magalhães disse...

Pois é... imagens valem mais do que mil palavras... ou reforçam as milhões de palavras que descrevem bem esse cenário dos anos antigos da F-1, que sobreviveu a trancos e barrancos um pouco nos anos 80... depois começou o que hoje já se tornou insuportável...

Aliás, se pararmos para pensar a fundo, veremos que essas atitudes mais descontraídas e um certo gosto de curtir a vida sumiram em tudo nesse mundo, não só na F-1, no automobilismo, mas no futebol, no esporte em geral, na política, na sociedade...

Nessas horas, nem dá para se incomodar em ser chamado de saudosista...

Anónimo disse...

Vale a pena refletir o que deu errado pra Fórmula 1 ter virado o que é, comparado com o ponto de partida...

A lado bom é que precisamos lamentar bem menos perdas trágicas que naquelas décadas.