quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Extra-Campeonato II: O Quénia à beira da guerra civil

Desde há alguns dias a esta parte que oiço relatos de uma eleição que correu mal num país africano. E não foi num qualquer: é o Quénia, país mais próspero da Africa Oriental.


No passado dia 26 de Dezembro, quase 22 milhões de quenianos foram às urnas para escolher o seu presidente. E tinham duas hipóteses: ou reelegiam o actual presidente, Muai Kibaki, ou escolhiam o candidato da oposição, Raila Ondinga. Tal como em muitos países de Africa, desenhados pelas potências colonizadoras nos fins do século XIX, o Quénia é um mosaico de etnias, que não se dão lá muito bem entre si. Kibaki é kikuyo, a mesma etnia de Jomo Kenyata e Daniel Arap Moi. Raila Ondinga é luo, etnia que está presente no ocidente do país, perto do Lago Vitória. Num país sem grande tradição democrática, a corrupção e o ressentimento são grandes, o que potência as tensões étnicas. E numa eleição muito disputada, isso tende a explodir.


E isso aconteceu: até agora morreram 330 pessoas, quer em Nairobi, quer na província onde Ondinga é rei. A policia dispersa os manifestantes com violência, que decidiram pilhar as lojas, afirmando que “já que fomos roubados, vamos roubar também”. Tudo isto só potência uma guerra civil. E os gestos dos últimos dias não ajudam: menos de uma hora depois de serem anunciados os resultados, no Sábado (que os observadores internacionais contestam), Kibaki tomou posse de mais um novo mandato. Para piorar as coisas, Ondinga anunciou a criação de “um governo alternativo”, e uma manifestação popular, para Sábado, no centro de Nairobi, onde conta juntar um milhão de pessoas, para forçar as coisas no seu sentido Vai ser giro, uma vez que essa manifestação não foi autorizada…


Tenho que ser honesto: quando vi imagens nos últimos dias de tipos com catanas na mão, dizendo que “Ondinga ganhou, e nós vamos fazer com que isto aconteça”… se não é pré-guerra civil, então será o quê? O paralelismo com o que aconteceu no Ruanda, em 1994, é manifestamente inquietante…

1 comentário:

Blog F1 Grand Prix disse...

A situação do Quênia parece realmente caótica. Nessas horas, nem dá vontade de falar sobre automobilismo...

De qualquer maneira, estou passando para avisar que o resultado do Desafio das Férias já está lá no Blog, ok?

Grande abraço!

Gustavo Coelho