sábado, 13 de dezembro de 2008

O regresso de um clássico?

A Africa do Sul quer voltar a receber a Formula 1, quase 16 anos depois da sua última corrida. Quem o diz é Mandla Nkomfe, um dos membros do conselho executivo da Guateng Motorsport, empresa constituida para cuidardas infraestruturas do circuito de Kyalami, situado nos arredores de Joanesburgo.

Esse membro acredita na perspectiva de fazer regressar os monolugares de F1, afirmando que "a Guateng tem a capacidade e a competência para realizar eventos de classe mundial graças às excelentes instalações e é a altura certa para trazer estes eventos de volta ao país". Para já, Nkomfe não adianta se o circuito vai ser remodelado ou reconstruido do zero, mas fala-se que nas últimas semanas recebeu as visitas de Hermann Tilke e de Charlie Whiting, Director de Corrida da F1. Em 2009 o mítico circuito sul-africano vai receber em Fevereiro da A1GP, entre outros eventos.

O circuito de Kyalami recebeu a primeira vez a Formula 1 em 1967, e ficou no calendário até 1985, altura em que as sanções contra o então regime do "Apartheid" impediram a visita da Formula 1 ao país. O circuito foi remodelado em 1988, desaparecendo a sua parte mais rápida (a recta da meta), e voltou a receber a Formula 1 em 1992 e 93, corridas nos quais venceram Nigel Mansell e Alain Prost, respectivamente. A falência da entidade que cuidava do circuito obrigou a saída da Formula 1 desde então.

2 comentários:

Henry disse...

Speeder,
Por falar em circuitos que entram e circuitos que saem, bem que o Algarve poderia já entrar em 2009.

Não tem Canadá, não tem França...

1abraço

Daniel Médici disse...

A Kyalami de verdade morreu em 88 por causa da especulação imobiliária. A cidade cresceu e engoliu o circuito. Ou melhor, metade dele.

Ainda sobrou uma das curvas mais legais, a Sunset. Mas a antiga pista tinha os melhores nomes de curva de todos os tempos: Barbecue, Jukskei Sweep, Leukopp...

Hermann Tilke nunca projetaria uma Kyalami digna deste nome.