domingo, 7 de dezembro de 2008

Feliz 60º Aniversário, Keke!

Pois é... um dos mais interessantes pilotos da era Turbo fez ontem 60 anos. Keijo "Keke" Erik Rosberg, de origem sueca, tornou-se finlandês, e deu à sua pátria adoptiva o seu primeiro título mundial de Formula 1 á Finlândia, um país que era só conhecido pelos seus piltotos de ralies, como o Hannu Mikkola, Ari Vatanen, ou o Markku "Maximum Attack" Alen, entre outros.

Começou na Theodore, passou pela ATS e Wolf, e tornou-se no unico piloto que detêm um estranho "record": o de ser campeão do Mundo sem sequer ter pontuado no ano anterior. Isso aconteceu quando o finlandês estava na Copersucar Fittipaldi, em 1981, e no final do ano, aproveitando a saída de Alan Jones, foi para a Williams, ganhou uma corrida e foi campeão do Mundo!

Ficou mais quatro épocas na Williams, antes de fazer uma última temporada na McLaren. A morte do seu amigo pessoal Elio de Angelis, bem como a idade e o facto de ser constantemente batido pelo seu novo companheiro, Alain Prost, fez com que se retirasse de cena em 1986, aos 37 anos. Andou pelos Sport-Protótipos e DTM, antes de tomar conta dos seus compatriotas J.J Letho e Mika Hakkinen. E o seu nome vive com o seu filho Nico Rosberg, que corre... pela Alemanha.

Feliz 60º aniversário, Keke! Já agora, podem ver uma biografia que escrevi há algum tempo atrás, bem como um recente tributo fotográfico, feito pelo Rianov Albinov, do F1 Nostalgia.

3 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Um feliz aniversário para o grande Keke. Bela homenagem!

Valeu pelos toques no post da Lotus, Speeder.

Abraços!

Leandro Montianele

I wanna be Nuno Rogeiro disse...

Só uma pequena correcção biográfica, Paulo. O Keke é mesmo finlandês, os seus pais é que à altura do seu nascimento estavam a estudar medecina veterinária na Suécia, daí a pequena confusão.

Speeder76 disse...

Opá! Essa não sabia. Obrigado pela elucidação.