sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

WRC - Rali da Irlanda (Dia 1)

Começou esta manhã, nas estreitas estradas irlandesas, o Mundial de Ralies. E num cenário de chuvas torrenciais, que obrigaram à anulação das etapas nocturnas, devido a inundações, Sebastien Löeb e o seu Citroen C4 já se instalaram confortavelmente na liderança, depois de nas primeiras etapas, o lider ter sido o jovem estonio Urmo Aava.



O tempo que se faz sentir neste momento na "ilha verde" foi, de fac to determinante no primeiro dia da prova. Tanto mais que logo na primeira classificativa, Mikko Hirvonnen teve os farois suplementares "arrancados" depois de um salto. Teve que os desligar, perdendo assim muito tempo. O grande beneficiado foi o seu companheiro Jari-Mari Latvala, que venceu a especial, logo, passou para a liderança.


Contudo, logo a seguir, cometeu um erro, algo imperdoável nas estreitas estradas irlandesas: uma saída de estrada fez arrancar a suspensão do carro, abandonando na hora. O grande beneficiado foi o Stobart-Ford do jovem estónio Urmo Aava, que ficou assim até à quarta classificativa, altura em que perdeu a traseira numa saída de estrada, e caiu numa vala cheia de água. Apesar de não ter sofrido grandes danos, optou por desistir, voltando à estrada amanhã, graças à opção "Super-Rally".




E assim calmamente e sem erros, Sebastien Löeb chega à liderança, com Hirvonnen logo atrás. Mas o finlandês da Ford cometeu um erro e caiu para o terceiro posto, beneficiando assim o catalão Daniel Sordo, que coloca o seu Citroen C4 no segundo lugar. Contudo, por esta altura, o tempo tinha piorado, e as duas últimas classificativas do dia, que decorriam à noite, tiveram de ser anuladas, devido a inundações em certos pontos. Para Hirvonnen, por exemplo esta noticia serviu para dizer que "talvez desse tempo para beber uma Guiness"...


Atrás de Hirvonnen está o norueguês Henning Solberg, no seu Stobart-Ford, mas já a mais de 3 minutos do líder. Contudo, o norueguês, irmão de Petter Solberg, também tem uma distância considerável de dois pilotos da equipa B da Citroen, o zimbabueano Conrad Rautenbach e o francês Sebastien Oiger, o recente vencedor do Rali de Monte Carlo, ambos a fazerem provas muito cautelosas.


O australiano Chris Atkinson é o sétimo, depois de ter passado um dia atribulado: primeiro, o seu capot arrancou-se e atingiu o para-brisas, partindo-o. Com a chuva a cair, isso dificultou-lhe a condução. Na quinta especial, um excesso fê-lo fazer um pião e arrancar um poste de electricidade! Não foi mais do que um susto, pois os estragos não eram impeditivos para que pudesse prosseguir na prova. Está agora a 4 minutos e 51 segundos de Löeb. O rali prossegue amanhã.

Sem comentários: