quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Speeder Questiona... Bruno Mantovani (Mantovani.zip)

A entrevista desta Quarta-feira é a primeira de duas que fiz a desenhistas da nossa praça. E esta hoje, trata-se de um dos melhores. Era alguém que queria entrevistar desde há algum tempo, pois as suas caricaturas são tão famosas que até já vi bandeiras dos carros dele em sitios como Monza!



Bruno Mantovani, o meu entrevistado de hoje, tem 28 anos, e nasceu em Serra Negra, no interior de São Paulo. Desde muito pequeno que adora artes e automobilismo, afirmando que "o amor pelo automobilismo e dom de desenhar nasceram juntos." Afirma-se um "autodidata em publicidade e design gráfico e procuro a cada dia me especializar mais." Actualmente, trabalha na DFA, uma agência de publicidade em São Paulo, (http://www.dfa.com.br/), mas o seu "hobby" (e a razão pelo qual foi entrevistado) é a criação de layouts para carros de corrida e capacetes, além das caricaturas, famosas pelos olhos grandes, muitas vezes com ar zangado, a revelar determinação em corrida, outras com ar de enfado, como aparece regularmente quando retrata o finlandês Kimi Raikonnen. Segue-se a entrevista.


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Meu blog surgiu em 2004 apenas com a intenção de colocar alguns desenhos para mostrar à meus amigos. Mas foi em 2008, depois que comecei com as charges, que o blog começou a ter repercussão.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Foi da minha cabeça, é apenas meu sobrenome.


3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Sempre participei de fóruns sobre automobilismo, o extinto Warmup e depois o Downforce.com.br


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Criei o blog em meados de 2004 e até hoje tenho 125 mil visitas, sendo que cerca de 100 mil foram só em 2008.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

A charge sobre o GP de Mônaco é um que gosto bastante, com o Kimi em um carrinho de bate-bate.


6 – Em que é que tu, desenhando e fazendo charges sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?

Acho que é o humor em forma de imagem que faz meu blog ser diferente. Charges são complicadas de serem feitas, pois tem que se mostrar muitas coisas apenas com uma imagem.


7 – Já agora, uma pergunta mais técnica: que tipo de programas tu usas para conseguir elaborar os teus desenhos?

Uso o CorelDraw e Photoshop.

8 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

São muito os blogues que visito diariamente, mas o Blog do Flávio Gomes, do Capelli, do Ico, o agora finado F1 Nostalgia e o teu, sem dúvidas.


9 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Lembro sim, Mônaco 1986. Gosto de corridas desde sempre.


10 – E qual foi aquela que mais te marcou?

São muitas, mas a primeira que me vem na memória é Brasil 1993.


11 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Piquet. Foi campeão com carros de épocas diferentes (aspirado e turbo) e tinha um conhecimento técnico acima da média. Além de muita personalidade.


12 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Se correr sempre como em 2008, será campeão em breve também.


13 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Acredito que seja mais parecido com o Piquet, pois tem um bom conhecimento técnico e sabe a hora certa de dar 100% numa corrida.


14 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Sem dúvida, pois em algumas ocasiões, como na corrida da Alemanha, Lewis fez a diferença.


15 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Michael Schumacher, por causa dos seus sete títulos.


16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Gosto muito de carros antigos, e vou a Interlagos todo mês para assistir corridas de carros antigos brasileiros, da categoria Super Classic.


17 – E achas que valerá a pena desenhar sobre esses modelos no teu blogue?

Sim, sem dúvida, inclusive já fiz alguns, como uma BMW 2002Ti, um Karmann-Guia e um DKW. Estou agora fazendo o desenho de um Porsche 906.


18 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Já montei alguns, como a Mclaren e a Williams de 1990, mas no momento estou me dedicando a montagem de um modelo de papel, uma McLaren de 1988 na escala 1/8 que imprimi numa plotter para arquitetos.


19 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Achei uma falta de respeito com todos, fãs e funcionários da equipe, pois foi uma decisão somente política. Deveriam ter mantido a equipe pois pelo menos mais um ano e anunciar na metade desta temporada que iriam sair.


20 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?

Acredito que não. Uma equipe nova deverá trazer novos pilotos, tal qual Bruno Senna por exemplo, para atrair novos patrocinadores.


21 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Não sei dizer se este é o caminho correto. Mas algo deve ser feito para frear os custos da categoria.


22 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?

Não concordo. Aliás, este ano que teremos apenas 18 carros (a não se confirmar uma nova equipe no lugar da Honda) acho que apenas os 6 primeiros deviam pontuar, como era até 2002.


23 - O que achas dos novos carros de 2009?

Achei os carros bonitos, apesar de bem diferentes dos anos anteriores. Espero que essas regras que mudaram as proporções dos carros acabe com a turbulência que impedia os carros de se aproximarem e tentassem uma ultrapassagem.


24 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Concordo. Eu vivo assim, numa eterna espera entre uma bandeira quadriculada e um novo sinal para uma largada.


25 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Já andei algumas vezes de kart indoor e outras tantas com um kart profissional em treinos. Andar de kart ajuda não só a entender como é pilotar em corrida como na condução de um carro em ruas e estradas.


26 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Os anos 60.


27 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Já vi muitas vezes essas cenas. Para mim significam a verdadeira luta por uma vitória (apesar de lá ser pelo 2º lugar). Uma luta limpa e justa, abusando do limite da máquina e da coragem.


28 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Não concordo, apesar de ser fã de Gilles. O que me faz fã de Gilles não é só sua habilidade como piloto, mas a paixão com qual guiava.


29 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Amo jogos de corrida no computador. Jogo desde o World Circuit (antecessor do GP2), GP2, GP3 até os atuais como GTR, GTL, LFS e GPL.


30 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Como blog nunca fui premiado, tive apenas uma indicação como um “blog legal” do meu provedor de internet. Mas fora da internet já ganhei alguns prêmios de design, como um concurso de logotipo para a Região Turistica que moro (http://www.circuitodasaguaspaulista.com.br/) e concursos para pinturas de carros de corrida.


31 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

O ideal é um misto dos dois. Talvez se as montadoras fornecessem para garagistas seriam uma solução para se ter mais carros no grid.

32 - Que impressão é que ficas do novo Autódromo de Portimão?

Interessantíssimo!!! Muitas subidas e descidas, curvas rápidas e travadas. Um circuito seletivo. Penso comigo que deverá entrar no mundial em breve.
33 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Nenhum deles mostrou potencial para ser campeão ainda. O Massa estreiou em 2002 na Sauber e não deixou uma boa impressão e agora evoluiu muito e está no nível de um campeão. Acredito que isso pode acontecer com eles também.


34 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Pretendo fazer as charges num novo formato, talvez em Flash, para torná-las animadas. Mas isso ainda é só um plano.


Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:

19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)

5 comentários:

Anónimo disse...

Bacana esta entrevista ...... os desenhos do Mantovani são bem sacadas...
é uma sacanagem saudavel, bom humor e sempre bem vindo.......

Fábio Andrade disse...

As charges do Mantovani são ricas. Ele sempre dá uma pitada de bom humor aos acontecimentos da F-1.

É craque!

Anónimo disse...

Mantovani é um dos maiores talentos surgidos no universo Blogspot...



Um abraço Speeder 76,
ah, o que vc fez para deixar o seu capacete com esse efeito espelhado? Ficou muuuuuito bonito.

Até+,
Fernando Ringel

Speeder76 disse...

Kakazu e Fábio:

Ainda bem que gostaram da entrevista e da personagem. De facto, é mesmo craque!


Fernando:

Eu não fiz nada, é um presente do Marcel Marchesi, que vai ser o meu entrevistado neste Sábado.

Tony Costa disse...

Matovani é sem duvida um grande talento na arte do desenho.

Sou um grande admirador dele, já falei uma vez coim ele via mail, ele deve se lembbrar disso.