terça-feira, 30 de junho de 2009

PTCC 2009 - Boavista (Antevisão)

Normalmente, as provas do PTCC este ano contam sempre com uma grelha de entre 12 a 14 inscritos, o que numa altura destas, até é importante. Mas na ronda do circuito urbano da Boavista, no Porto, a grelha vai simplesmente... dobrar. No próximo fim de semana, uma prova que também vai contar para a Taça de Portugal de Circuitos, e que faz parte do programa da ronda portuguesa do WTCC, irão estar inscritos 28 carros, divididos em quatro categorias, o dobro do normal.

Contudo, no meio da lista de inscritos, existe uma ausência de peso: César Campaniço, no seu BMW 320i, irá estar ausente devido à imcompatibilidade de calendários. Isso dará mais chances a José Pedro Fontes e a Duarte Felix da Costa, seus rivais na luta pelo título.

Para Fontes, o objectivo principal para este fim de semana é de "somar o máximo de pontos possíveis, tentando vencer e manter a liderança no Campeonato. Se assim acontecer, o objectivo de vencer a Taça também fica mais próximo", disse. O piloto do BMW 320 Si tem ainda mais um grande factor de motivação, já que estará a correr na sua cidade.

"Correr em casa é sempre especial! Vai ser espectacular poder correr na minha cidade, perto da minha família e amigos, e em frente a tanto público. Espero que as pessoas compareçam ainda em maior número do que em 2007", acrescentou.

Contudo, as grandes novidades do pelotão tem a ver com novos carros e alguns regressos no pelotão dp PTCC. Primeiro que tudo, aparecerá pela primeira vez um carro a Diesel. E é um BMW! Manuel Pedro Fernandes, num modelo 120D, estreará o carro em palcos portugueses. Outra estreia é Tiago Petiz, que levará o seu Mini Challenge da S.Conrado para participar no circuito da Boavista. Ambos os carros estarão na Categoria 2, e serão os unicos que destoarão dos Seat Leon Supercopa.

Também na Categoria 2 haverá algumas novidades em termos de pilotos. Dois angolanos, José Carlos Madaleno (Tri-campeão Nacional da sua Classe e actual lider do Troféu A Mundial Seguros, Troféu destinado a viaturas Turismo até 2000cc aspirados) e João Carvalho (piloto habitué das provas angolanas), participarão no circuito da Boavista com dois Seat Leon Supercopa preparados pela Veloso Motorsport. O objectivo deles é ganhar experiência, já que irão pegar em carros absolutamente novos para eles.

"Em Angola, neste momento, vive-se um momento de ascenção no desporto motorizado e esta foi uma forma de mostrarmos ao Mundo que nós também estamos cá! Vai ser muito dificil, pois nunca tivemos contacto com o carro e apenas iremos fazer um dia de treinos antes da prova, mas estamos esperançados que poderemos surpreender muita gente, se os “muros” assim o permitirem...", afirmou Madaleno.

Na categoria 4, reservada aos carros de ralies às quatro rodas motrizes, o "habitué" José Monroy já não vai estar sozinho, pois vai ter a companhia de mais dois adversários: José Pedro Miranda, num Mitsubishi Lancer EVO VIII e Nuno Barroso Pereira, que num Subaru Impreza WRX, vai deixar este fim-de-semana os ralis de lado e dedicar-se à velocidade.

Para Barroso Pereira, a sua presença na Boavista, não é mais do que "uma participação esporádica. Como já temos o carro com as especificações de asfalto, junto o útil ao agradável, aproveito para o guiar neste tipo de piso, coisa que ainda não fiz, e tenho o prazer de correr no, já, mítico Circuito da Boavista perante a maravilhosa multidão que acorre a esta prova. Não tenho qualquer pretensão em termos de classificação, mas sim testar e divertir-me ao máximo!", declarou.

Para finalizar, eis o programa completo do PTCC para o Circuito da Boavista:

Sexta-feira, 3 de Julho

15.45h - Treinos Livres

Sábado, 4 de Julho

9.45h - Treinos Livres
14.15h - Qualificação

Domingo, 5 de Julho

10.05h - Corrida 1
15.25h - Corrida 2

2 comentários:

Marcel Santos disse...

Olá!

Vens cá cima ver as corridas?

Speeder76 disse...

Adoraria, mas não. Estarei a trabalhar neste fim de semana, num Torneio da Andebol de Praia...